segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Produzindo textos

A aula, ou melhor dizendo a oficina de produção de textos, foi bastante significativa para nossa prática de escrita e reflexões acerca das nossas idéias.
Tivemos vários momentos de escrita, primeiramente a das palavras aleatoriamente, e depois palavras que poderiam ter algum tipo de conexão podendo ser escolhidas com tempo quantitativo.E depois fomos levados a escrever palavras mediante uma palavra solicitada pela professora.
Então foi produzido  um texto sobre: "as férias estão chegando"... utilizando palavas por todos os integrantes do grupo, e acrescentando novas palavras para a construção coletiva do grupo, trabalhando a diversidade de pensamentos.
O poema foi emocionante, podermos perceber que de palavras pode ser constituído um poema, ao darmos uma importância aquilo que escrevemos, ao envolver sentimentos dando enfase em tons de voz que expressem nossas ideias ao escrever um texto.

Construção de palavras conforme orientações da professora.
Texto coletivo realizada com as palavras utilizadas no nas produções solicitadas anteriores.
Nas duas produções propostas foi possível compreender um pouco mais sobre a produção textual,que as palavras utilizadas seguem um critério pré-estabelecido por nós, sendo ressaltado por colegas e professora algumas situações que favorecem ou não esta ação de escrever, por exemplo, o gosto pelo assunto, momento e lugar em que nos encontramos fisicamente ou espiritualmente, e as idéias.  

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Aula presencial

Nossa aula foi muito reflexiva e gratificante.  Vimos questões diversas que sempre precisamos estar atentos enquanto educadores e pessoas que refletem expressando um pensamento crítico e transformações de atitudes e hábitos que precisamos mudar tornando o mundo em um lugar melhor para vivermos. as questões estavam relacionadas a diversidade cultural x e currículo, entre outros temas bem abrangentes e atuais em nossa educação e sociedade. Após foi realizado um círculo onde foram colocados situações vivenciadas no dia a dia, em nosso ambiente de trabalho, a escola, na família, a´te mesmo em meios de transporte que utilizamos, ônibus, ou seja, nas mais diversas situações da nossa vida.
Ouvindo relatos, tendo me impressionado, o relato de uma colega que disse que um dos seus alunos que era negro, não aceitava que as pessoas, chamadas brancas não eram racista, ao que ela num primeiro momento contestou, dizendo que ela não era racista, mas posteriormente refletiu sobre isto, compreendendo que o preconceito, foi construído ao longo da história, sendo cultural, mesmo inconsciente ou consciente. Percebi esse relato como um desabafo ou transparência, que já um inicio bem importante para a construção e reconstrução da diversidade cultural que hoje percebemos, embora sempre tenha existido, ainda que desconsiderada por todos.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Primeira aula presencial


Nossa aula começou com reencontros de colegas, logo deu-se inicio a aula, sendo propostos alguns assuntos como reflexões e escrita. A dinâmica da disciplina Seminário Integrador VI,  realizou a proposta de reuniões em pequenos grupos sendo discutidos questões como a diversidade cultural e situações de preconceito.No primeiro momento então foi conversado sobre situações de preconceito,relatei um caso em minha turma em que a criança possui suspeita de altismo, e que é preciso trabalhar para que consiga, de fato incluir-se no grande grupo da turma de alunos.  Márcia relatou o caso de uma aluno que não possuía um dos dedos da mão, e ao estar realizando um projeto sobre o meio ambiente propôs que cada aluno colocasse a mão pintada com tinta tempera verde no papel cartaz que estavam produzindo como árvore, então surgiu uma questão polêmica  para todos que vivenciavam aquele momento, logo foi realizado um trabalho sobre a diversidade. Houve outros relatos de preconceito e diversidade, enfim, este é um tema bastante polêmico, mas ainda presente em nosso mundo.