segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Primeira aula presencial


Nossa aula começou com reencontros de colegas, logo deu-se inicio a aula, sendo propostos alguns assuntos como reflexões e escrita. A dinâmica da disciplina Seminário Integrador VI,  realizou a proposta de reuniões em pequenos grupos sendo discutidos questões como a diversidade cultural e situações de preconceito.No primeiro momento então foi conversado sobre situações de preconceito,relatei um caso em minha turma em que a criança possui suspeita de altismo, e que é preciso trabalhar para que consiga, de fato incluir-se no grande grupo da turma de alunos.  Márcia relatou o caso de uma aluno que não possuía um dos dedos da mão, e ao estar realizando um projeto sobre o meio ambiente propôs que cada aluno colocasse a mão pintada com tinta tempera verde no papel cartaz que estavam produzindo como árvore, então surgiu uma questão polêmica  para todos que vivenciavam aquele momento, logo foi realizado um trabalho sobre a diversidade. Houve outros relatos de preconceito e diversidade, enfim, este é um tema bastante polêmico, mas ainda presente em nosso mundo.

2 comentários:

  1. Luciana, muito boa a nossa aula, diversos relatos, de diferentes formas de preconceito, que mostram que ele existe, velado em algumas situações, mas existe. Infelizmente nos deparamos com isso no nosso cotidiano, acredito que na nossa sala de aula isto pode ser trabalhado com nossos alunos, para que possam entender, por exemplo o seu relato do aluno autista, você realizou alguma atividade o conversou com seus alunos, sobre o autismo?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof, já conversei com eles sobre questões de diferença, ainda que de modo amplo e geral, embora possuam 4 a 5 anos de idade, as crianças tentam colaborar em situações de conflitos, mas mesmo assim se faz necessário estar estimulado que aceitem as diferenças nas brincadeiras e em trabalhos coletivos. É uma situação que envolve muitas questões.

      Excluir