Na aula presencial de Linguagem e Educação contamos com a presença das
professoras Aline da disciplina de EJA e Ivany da disciplina de Linguagem e
Educação, onde foram feitas considerações acerca da origem do desenvolvimento
humano. Refleti a importância de compreender as fases e estágios do
desenvolvimento, não de forma estática, mas compreendendo a realidade de cada
pessoa considerando aspectos culturais, cognitivos, sociais, afetivos, entre
outros que contribuam de forma significativa para nos auxiliar em nosso papel
docente e também discente oportunizando uma relação construtivista na escola e
na educação em geral.
Grafando-se sobre os planos genéticos expostos no quadro:
1° plano: Filogênese: História, espécie, ser humano com membro de uma espécie, limites e
possibilidades de desenvolvimento, espécie humana.
2° plano: Ontogênese: Desenvolvimento do ser, estágios, sequência passageira.
3° plano: Sociogênese: Local onde o sujeito se insere, cultura, as potencialidades, organiza o
desenvolvimento, os saberes de forma diferente. Possibilidade dos saberes.
4° plano: Microgênese: História de cada pequeno fundamento psicológico. Não existem duas
histórias iguais, história singular, momento essencial de cada sujeito.
Na aula presencial foi destacado que o ser humano consegue caminhar, por
exemplo, mas pode voltar pode voltar a engatinhar, progressivamente formando um
conjunto de competências no processo de aprendizagem que ele esteja caminhando,
estando no plano Odontogenético, Piaget deu bastante atenção para ele, plano
dos estágios, da diferença, entre uma idade e outra havendo mudanças de
estágios. O terceiro plano que é popular,
é o Sócio genético, plano de Vygosky, onde destaca a influência da cultura na
aprendizagem. A professora Aline citou um exemplo: Uma criança que nasce na
Amazônia tem diferenças de uma criança que nasce no interior do Rio Grande do
Sul, ou em outro lugar. A aprendizagem que a cultura vai incluir no sujeito,
pela simples questão do sujeito estar inserido.
Também destacou a questão do idioma como outro exemplo, sendo um
conteúdo que nos leva a pensar inúmeras expressões linguísticas, possui menos
palavra que o outro tipo de idioma, menos vocábulos, gírias. Havendo sociedades
mais silenciosas do que outras, destacando idioma não somente como uma
organização de palavras ou uma forma de falar, mas como uma marca cultural de
expressão. Na Língua portuguesa tem muitas formas de dizer uma mesma coisa, já
a Língua Inglesa é muito sintética, objetiva.
No quarto plano Micro-genético: A intersubjetividade, a marca
psicológica da aprendizagem que temos mesmo estando na mesma cultura aprendeu
de maneiras diferentes, é o plano bem completo para pensar o pensamento, pois
ele tem um marcador bilógico, ou seja, ritmo de desenvolvimento.
Os quatro planos estão interligados nenhum esta superposto ao outro. Para
pensarmos desenvolvimento e aprendizagem, implica em pensar em um dinamismo cognitivo,
verbal, motor, afetivo.
Mas a pergunta: Porque alguns aprendem e outros não? Alguns não possuem
a competência, temos que voltar e exercitar características do estágio anterior.
Por exemplo: Alunos da EJA têm uma ideia que está inserida no último estágio de
Piaget supondo-se que estão no apêndice, ou seja, no pensamento formal
abstrato, elaborando hipóteses, deduções, embora ele tenha a idade adulta, ele
não faz abstrações lógicas, como é esperado neste estágio.
Precisamos fazer desafios, investimentos para que estes alunos pratiquem
o estádio. Ele não vai chegar ao estádio do pensamento formal abstrato, caso ele
não tiver experiências com o concreto. A criança pensa numa onça, quando ela já
aprende o que é uma onça, ela consegue representar no pensamento, o conceito
onça, a imagem onça, deixa de ser nada para ser alguma coisa ‘capacidade de
representação.
Ex: Aprendizagem de número: Número é conceito, símbolo e objeto simultaneamente.
Ele tem nome, quantidade, símbolo, sendo muito complicado para quem não fez as
abstrações. È Preciso processo de seriação, classificação construção do
número. Não deixar de utilizar o
material concreto, é preciso voltar para os discentes que ainda precisam. È
importante ter um alfabeto móvel, formato, como se pronuncia.
Questão importante: Querer ensinar tudo
para todos do mesmo jeito.
Penso que somente esta afirmação já seria
suficiente para novas postagens. Mas voltando ás aulas do Pead, como esta, por
exemplo, realmente nos levam a refletir sobre o ensino e a aprendizagem de
forma construtivista.
"O desenvolvimento é um longo processo marcado por saltos
qualitativos que ocorrem em três momentos: da filogênese (origem da espécie)
para a sociogênese (origem da sociedade); da sociogênese para a ontogênese
(origem do homem) e da ontogênese para a microgênese (origem do indivíduo
único). “falta o autor, mas já pesquiso e posto”
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