Falando e pensando sobre psicologia
Ao estudar a disciplina Desenvolvimento sobre o enfoque da psicologia, me recordei da professora Giseli, uma jovem professora estagiária que deu aula na turma em que eu estudava enquanto cursava o magistério, lembro- me que ela falou sobre o complexo de édipo, as fases oral, anal, genital..e em outra aula ela falou sobre os mecanismos de de defesa só que deste vez ela estava sendo observada pela supervisora que iria lhe avaliar, foi possível ver a diferença entre os dois momentos, no primeiro estava calma, tranquila e pareca estar se sentindo segura, e no segundo momento estava nitidamente nervosa e gaguejava algumas palavras, logo meus colegas não perguntaram nada sobre o conteúdo mesmo tendo dúvidas, perguntamos somente na aula posterior, e rimos muito com a professora Giseli desta situação,suas aulas foram divertidas,e utilizo até hoje dinâmicas que ela realizou como passar o urso para o colega,mas antes deveríamos fazer um carinho no urso,qualquer carinho,como um abraço, um beijo,e no segundo momento fazer com o colega, o mesmo que fizemos com o urso,eu passei o urso entre as pernas e do meu lado estava o único menino da turma, não preciso dizer que houve gargalhadas na turma inteira.
Mas o que quero destacar é o nervosismo diante de apresentações e avaliações como estamos chegando, nesta reta final de semestre, eu vejo esta disciplina como uma explicação para o que estou sentindo ao refletir sobre temas como relação professor- aluno, só que dessa vez no lugar de aluno, confesso que é muito estranho, embora muitas vezes falamos que para ser um bom professor é necessário ser um bom aluno,enfim falamos tantas coisa e citamos pensamentos fabulosos,mas quando chega o momento de sermos avaliados, surge medo. insegurança,sentimento de possível reprovação, experimentamos sentimentos vivenciados pelos alunos, que muitas vezes passam despercebidos e até mesmo ignorados.
Também surge a idéia que sabemos, estudamos, mas muitas vezes, não conseguimos transmitir diante de nossos avaliadores aquilo que planejamos apresentar,e penso como Freud explicaria isto, pois se deteve ao desenvolvimento clínico e não ao da aprendizagem e pergunto, isto se explicaria como?
Mas voltando ao que aprendi em Psicologia resumindo é que precisamos observar nossos alunos , fazendo o papel de psicanalista,não exercendo domínio sobre o aluno ou aprendizagem, mas interagindo de forma respeitosa.
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