Síntese Reflexiva- Infância de 0 a 10 anos
Tema gerador: Conceito, e existências das diversas infâncias
A disciplina de Infância de 0 a 10 anos é uma disciplina significativa, pois posso escrever sem mesmo revisar os conteúdos e trabalhos realizados durante o semestre, é claro que relatando de uma forma resumida e básica da disciplina, sem aprofundar e detalhar todos os itens dos textos solicitados para a leitura e desenvolvimentos dos trabalhos. Entendi que tudo foi gerado e realizado em um tópico com um objetivo determinado: O conceito de infância e coexistência das diversas infâncias. Inicialmente foi solicitado que cada aluno descrevesse o conceito de infância, e neste momento começa a análise dos nossos conceitos e dos conceitos dos colegas há diferenciação e identificação com os conceitos compartilhados, alguns relacionam o conceito de infância ao conceito de criança, outros comentam a infância enquanto fase da vida humana, outros destacam a infância de forma lúdica, enfim, vemos a diversidade até mesmo em conceituar a infância,em meu trabalho descritivo do workshop pretendo descrever alguns conceitos de infância pesquisados na internet e entrevistas realizadas com algumas pessoas atuantes ou não na educação.
E logo após o conceitualização sobre o tema, foi então proposto textos referentes a criança, como o direito á tristeza e o texto que fala sobre a urgência também presente na vida das crianças, destacando a influência das perspectivas dos adultos e das mídias que estão interferindo na vida das crianças,sugerindo que muitas vezes, nós adultos determinamos com nossas palavras e ações como as crianças devem ser e como devem se comportar, sendo como bonecos que sorriem, que sejam previsíveis, impondo nossos valores e trazendo adultez, que significa que a criança vivencie momentos e situações da vida dos adultos, de forma que não explora integralmente a sua infância. Então permanece o questionamento: Qual é a infância da atualidade? Que tipo de infância está sendo construída e estimulado pela sociedade?
É possível encontrar respostas para estas perguntas e outras que provavelmente se derivam destas? Eu penso que não,pois o mundo está constantemente em modificações em todos os aspectos, não pretendo aqui destacar ou relatar um por um, mas o fato é que essas mudanças tem afetado a vida das pessoas, seja elas idosas, homens, mulheres crianças, pobres, ricas, modificando conceitos, mudando hábitos. Pensamos então na criança hoje,como parte deste mundo e não mais como alguém que fique apenas como expectadora dessas mudanças ou ainda como um ser que se possa dominar ou moldar de acordo com os adultos que a cercam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário