Relato neste blog, uma insatisfação, quanto a tarefa de entrevistarmos o conselheiro escolar ou conforme meu questionamento no fórum de dúvidas desta tarefa, alguém que supostamente desempenha esta função na escola, ao que foi aceito pelos professores da disciplina conforme resposta à minha solicitação. Sei que foi estendido por mais uma semana o prazo desta tarefa.Percebo a importância da participação de todos na gestão da escola, e para isso precisamos ter acesso as informações, e de certa forma falhamos em isolar-nos em nossas funções como estar em sala de aula, lecionando,escrevo isto, pois ainda não estava totalmente informada acerca da falta do presidente de conselho escolar da escola, constando na PPP, um responsável de um aluno que se formou em 2014, pensei até que já haviam colocado outro no lugar. Percebo o quanto muitas vezes gritamos por igualdade, participação de todos o s atores da escola, e cruzamos os braços no momento de participar ativamente de todas as etapas para a democratização da escola.
Ao dialogar com a diretora da escola, pedi que me respondesse algumas perguntas sobre o conselho escolar, enfatizando o cargo de presidente, para compreender como esta atuando na escola, ao que ela surpresa pediu- me um tempo para pesquisar sobre as perguntas pois não sabia as respostas, então solicitei que me respondesse de forma informal, mas ela disse que não, e que há propósito, estavam fazendo a escolha dos cargos dos membros do conselho. A verdade é que ninguém sabia desta informação na escola, apenas especulações sobre um novo conselho escolar.
Penso contudo, que exigir uma tarefa que não depende de nós para realizarmos é um tanto injusto, estando eu na espera da boa vontade da diretora, que apesar de tudo esta tentando pesquisar e buscar informações formais para responder um questionário de perguntas, reconheço que na educação infantil municipal diferentemente do ensino fundamental há funções múltiplas para o gestor, como a função de secretário de escola, não há professores substitutos e apenas um professor de planejamento, temos o quadro totalmente irregular, além de ter profissionais sobrecarregados e desanimados, destaco que este desânimo não empobrece e nem desqualifica nosso agir profissional,apenas relato que percebo aflições com o desempenho do gestor na educação infantil.
É claro que esta função pode ter atribuições a serem divididas, digo compartilhadas perfeitamente com as instâncias colegiadas. Mas voltando para a entrevista, é necessário que haja alguém disponível para realizar esta tarefa, e pelo que percebi, há outra tarefa com data marcada que é preciso estar com a entrevista realizada para conseguir concluir. Fica difícil.,
Nenhum comentário:
Postar um comentário