Na
primeira aula presencial do eixo VII tivemos aula da disciplina do seminário
Integrador VII, sendo enfatizando a importância do blog, não como tarefa, mas
como registro de nossas aprendizagens, momentos de prazer e também foi
enfatizando sua colaboração no TCC, trabalho de construção de curso.
Gostei
muito da fala das professoras, quanto à ideia para o seminário Integrador deste
eixo, que é colaborar com a escrita, formatação de textos, pois realmente
preciso de auxílio na escrita e espero que este semestre, seja diferente, que
eu consiga fazer diferente, principalmente na organização das tarefas das
disciplinas, nas publicações no blog que venham a atingir os objetivos
propostos de registrar aprendizagens e experiências das minhas vivências
enquanto professora e aluna e também realizar as atividades da escola e turma
que leciono de forma construtivista.
Quanto
à aula presencial, foi proposta uma atividade por etapas:
Assistir
o vídeo “Escolas Democráticas”.
Refletir
individualmente sobre o conteúdo deste vídeo.
Reunir em grupo e destacar palavras chaves.
Posteriormente
expor para o grande grupo, sendo criado um novo quadro de palavras, das quais
se extraíram novas palavras.
A
aula foi bem dinamizada em todas as etapas, mas o que pretendo destacar foi à
etapa da construção do novo quadro de palavras-chaves, onde vivenciamos uma
pedagogia relacional, onde há construção e reconstrução de saberes de
professores, alunos e colegas, todos juntos aprendendo, ensinando e
compartilhando.
Foi
vivenciando na aula o oposto do assunto que discutíamos pedagogia diretiva e
outras palavras que estão vinculadas a este tipo de modelo epistemológico como
tradicionalismo, bancária, repetição, autoritarismo, entre outras palavras
destacadas pelo grande grupo. Destaco que a forma prática de ensinar e
demonstrar uma pedagogia relacional desta aula foi bem mais eficaz que muitas
propostas de análise de textos sobre a temática abordada, embora o suporte
teórico se faça necessário e seja realmente útil.
Refleti
sobre as práticas em sala de aula, na educação, nas escolas e principalmente na
sala de aula onde leciono e também nas salas de aula de outros professores da
nossa escola. Não é possível classificar as aulas como apenas um modelo epistemológico,
mas percebem-se momentos distintos que expressam características dos três
modelos epistemológicos, mesmo que haja
algum que predomine em alguma aula e professor.
Não
é fácil admitir, que muitas vezes deixamos de propor uma aula significativa
para nossa turma, seja qual for o motivo, mas o principal motivo é despreparo e
necessidade de constante formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário