segunda-feira, 12 de março de 2018

Primeira aula presencial do semestre VII


  Na primeira aula presencial do eixo VII tivemos aula da disciplina do seminário Integrador VII, sendo enfatizando a importância do blog, não como tarefa, mas como registro de nossas aprendizagens, momentos de prazer e também foi enfatizando sua colaboração no TCC, trabalho de construção de curso.
  Gostei muito da fala das professoras, quanto à ideia para o seminário Integrador deste eixo, que é colaborar com a escrita, formatação de textos, pois realmente preciso de auxílio na escrita e espero que este semestre, seja diferente, que eu consiga fazer diferente, principalmente na organização das tarefas das disciplinas, nas publicações no blog que venham a atingir os objetivos propostos de registrar aprendizagens e experiências das minhas vivências enquanto professora e aluna e também realizar as atividades da escola e turma que leciono de forma construtivista.
  Quanto à aula presencial, foi proposta uma atividade por etapas:
  Assistir o vídeo “Escolas Democráticas”.
  Refletir individualmente sobre o conteúdo deste vídeo.
              Reunir em grupo e destacar palavras chaves.
           Posteriormente expor para o grande grupo, sendo criado um novo quadro de palavras, das quais se extraíram novas palavras.
  A aula foi bem dinamizada em todas as etapas, mas o que pretendo destacar foi à etapa da construção do novo quadro de palavras-chaves, onde vivenciamos uma pedagogia relacional, onde há construção e reconstrução de saberes de professores, alunos e colegas, todos juntos aprendendo, ensinando e compartilhando.
  Foi vivenciando na aula o oposto do assunto que discutíamos pedagogia diretiva e outras palavras que estão vinculadas a este tipo de modelo epistemológico como tradicionalismo, bancária, repetição, autoritarismo, entre outras palavras destacadas pelo grande grupo. Destaco que a forma prática de ensinar e demonstrar uma pedagogia relacional desta aula foi bem mais eficaz que muitas propostas de análise de textos sobre a temática abordada, embora o suporte teórico se faça necessário e seja realmente útil.
  Refleti sobre as práticas em sala de aula, na educação, nas escolas e principalmente na sala de aula onde leciono e também nas salas de aula de outros professores da nossa escola. Não é possível classificar as aulas como apenas um modelo epistemológico, mas percebem-se momentos distintos que expressam características dos três modelos epistemológicos,  mesmo que haja algum que predomine em alguma aula e professor.
  Não é fácil admitir, que muitas vezes deixamos de propor uma aula significativa para nossa turma, seja qual for o motivo, mas o principal motivo é despreparo e necessidade de constante formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário