domingo, 1 de abril de 2018

“Escola Semente”



A aula presencial da disciplina de Didática, Planejamento e Avaliação com a professora Simone e a tutora Jaqueline, foi dinâmica, mesmo abordando temas tão fundamentais para a prática, ou seja,  a aula totalmente descontraída e divertida não abalou a seriedade dos assuntos tratadas na aula, pelo contrário, nos trouxe a importância da técnica e a teoria,  e a ênfase nas propostas de trabalhos contemplando Didática enquanto “formalização do ensino” , Planejamento “integrado” e Avaliação como “recurso didático”.
Primeiramente foi perguntando o que vem a cabeça, quando falamos a palavra didática, as respostas e conversas paralelas sobre esta palavra, e o seu significado individual para cada, surgindo respostas: Como ensinar, recursos, estratégias, técnicas, base teórica. Então lembrei-me do tempo em que cursava o magistério, na modalidade do ensino médio, as disciplinas denominadas didática da matemática, didática da linguagem, entre outras didáticas, que pouco me acrescentaram, sendo matérias engavetadas e com base em conteúdos disciplinares dos anos iniciais, e confecções de alguns materiais para uso dos nosso futuros educandos. Enfim, a palavra didática, naquele momento, foi gerando palavras como conteúdos em caixinhas, inutilidade, entre outras palavras sinônimas.
Foram propostas ideias com produção de materiais para os estudantes com quem lidamos, (escrevo palavras estudante, ou criança, para não utilizar a palavra “aluno”- Que significa “ser sem luz”)  e o diálogo com os recursos que já existem em nossa escola, sendo esta uma realidade já existente em nossa educação, pois trabalho em uma escola municipal de educação infantil,  com o prédio cedido pelo estado, estando em péssimas condições de uso para nossas crianças, além de poucos recursos, alimentação precária,solicitação constante para a comunidade de auxílio. Sendo realmente necessário o reaproveitamento de materiais e recursos disponíveis na escola.
Também foi proposto o resgate dos projetos de aprendizagem e  de ensino, enfoque em teroias que contribuam em nossas reflexões, propostas e práticas pedagógicas, planejamento integrado com outros professores da escola, o que também já existe ainda que de forma informal, no momento do almoço, e algumas atividades improvisadas com nossas crianças e ainda perceber a avaliação não apenas como momento final, mas inicial, como diagnóstico. 
A proposta de imaginar-se em outro planeta, cercada por extraterrestres provocou momentos de alegria com risos e palavras ligadas as situações emergentes da educação do Estado e atuação política do atual governador, e ao mesmo tempo palavras de reflexões sobre a escola que queremos construir, e a que de fato, estamos construindo. Nosso grupo pensou em uma escola denominada “Semente”, pensando justamente em palavras que lembrem uma escola construtivista baseada na obra de Jean Piaget (1896-1930), biólogo suíço reconhecido por dedicar sua obra ao entendimento dos processos de aquisição do conhecimento humano.
Palavras essas que são construir, reconstruir, relacionamentos, escola, plantar...Sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário