sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Resgatando a Infância


A postagem Infância Querida relata uma atividade realizada na ultima reunião administrativa do ano em que a postagem foi realizada, o ano de 2016. Onde uma colega professora que ficou responsável pela dinâmica solicitou que trouxéssemos uma foto da nossa infância ou realização de um desenho de quando éramos crianças, e o que falaríamos para aquela criança, colocando a foto ou o desenho na árvore de natal, após isto foi feita uma dança e cada um  retirou sua foto refletindo sobre algo que aquela criança falava para nós, sendo sugerido que falássemos ao grupo.
Dinâmica que me remeteu ao que estava sendo estudado na Interdisciplina de Representação de Estudos Sociais sobre tempo e espaço.
O processo de investigação histórica envolve a compreensão de conceitos do tempo: a mensuração do tempo, continuidade e mudança, as causas e efeitos de eventos e de mudanças ao longo do tempo, semelhanças e diferenças entre períodos. Isso significa encontrar o passado a partir de fontes, os traços do passado que permanecem, sejam escritos, visuais ou orais. Fontes foram criadas com propósitos diferentes e, portanto, possuem diferentes níveis de validade; frequentemente são incompletas.
Por isso, historiadores fazem inferências sobre fontes, no sentido de saber como foram feitas, usadas e o que podem ter significado para as pessoas que as produziram e formando de identidade. É preciso compreender que o conhecimento histórico é uma construção de vários sujeitos.
Em uma dinâmica” brincadeira” em um reunião de professores foi possível resgatar o passado e presente e o futuro com momentos de diálogos, discussões e reflexões.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário