A postagem Infância Querida relata uma atividade realizada na ultima reunião
administrativa do ano em que a postagem foi realizada, o ano de 2016. Onde uma
colega professora que ficou responsável pela dinâmica solicitou que
trouxéssemos uma foto da nossa infância ou realização de um desenho de quando
éramos crianças, e o que falaríamos para aquela criança, colocando a foto ou o
desenho na árvore de natal, após isto foi feita uma dança e cada um
retirou sua foto refletindo sobre algo que aquela criança falava para nós,
sendo sugerido que falássemos ao grupo.
Dinâmica que me remeteu ao que estava
sendo estudado na Interdisciplina de Representação de Estudos Sociais sobre
tempo e espaço.
O processo de investigação histórica
envolve a compreensão de conceitos do tempo: a mensuração do tempo,
continuidade e mudança, as causas e efeitos de eventos e de mudanças ao longo
do tempo, semelhanças e diferenças entre períodos. Isso significa encontrar o
passado a partir de fontes, os traços do passado que permanecem, sejam
escritos, visuais ou orais. Fontes foram criadas com propósitos diferentes e,
portanto, possuem diferentes níveis de validade; frequentemente são
incompletas.
Por isso, historiadores fazem
inferências sobre fontes, no sentido de saber como foram feitas, usadas e o que
podem ter significado para as pessoas que as produziram e formando de identidade.
É preciso compreender que o conhecimento histórico é uma construção de vários
sujeitos.
Em uma dinâmica” brincadeira” em um
reunião de professores foi possível resgatar o passado e presente e o futuro
com momentos de diálogos, discussões e reflexões.
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