A postagem Linha do tempo II é muito significativa, pois relata a reflexão
sobre a história e sua importância em nossa rotina escolar, de forma espontânea
e informativa sobre a diversidade cultural de cada criança, através de
atividades como a linha do tempo e outros momentos da
aula, percebendo possíveis modos de inserção e interação nestas realidades.
Relato nesta postagem o
trabalho realizado pela aluna Brenda, que acrescentou fatos futuros que quando
crescer vai ser como sua mãe, e ao envelhecer vai ser como sua avó, ao explicar
a tarefa realizada pela linha do tempo, também abordo a discussão de um menino
com a merendeira da escola sobre o túnel ser ou não ser uma nave espacial.
Percebe-se o estudo de história de
forma investigativa e de como as crianças vivenciam a história, fazendo-se
parte e responsável pelos acontecimentos passados, atuais e futuros. Aprender e ensinar histórias para crianças se
faz necessário tomarmos consciência de que a mesma já tem um conhecimento
prévio, não é um ser nulo; a partir disto devemos nortear nossa prática
pedagógica.
Somos produtos dos muitos fatos que
nos antecederam, citando Vygotsky, somo produtos de nosso meio, isto quer dizer,
o aluno aprende com o professor mediador e outros. O professor instiga que o
aluno pesquise, procure e debata com seus pares, através destas discussões criando
o seu saber, ter sua própria opinião de um fato histórico, desenvolvendo o seu
senso crítico e interação com os demais.
Ensinar História é estimular as
crianças a refletirem e fazerem descobertas relacionadas, primeiramente à sua
História. A informação pronta e acabada torna a criança um ser passivo em
relação ao saber e distante do processo histórico. Para que ela seja
participante na sociedade é fundamental que entenda os processos de produção do
conhecimento.
Refletindo de forma mais abrangente
do que no momento em que realizei esta postagem, de como realmente o
conhecimento é inacabado e reconstruído a cada vivencia significativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário