sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Ensino de História


A postagem Linha do tempo II é muito significativa, pois relata a reflexão sobre a história e sua importância em nossa rotina escolar, de forma espontânea e informativa sobre a diversidade cultural de cada criança, através de atividades como a linha do tempo e outros momentos da aula, percebendo possíveis modos de inserção e interação nestas realidades.
 Relato nesta postagem o trabalho realizado pela aluna Brenda, que acrescentou fatos futuros que quando crescer vai ser como sua mãe, e ao envelhecer vai ser como sua avó, ao explicar a tarefa realizada pela linha do tempo, também abordo a discussão de um menino com a merendeira da escola sobre o túnel ser ou não ser uma nave espacial.
Percebe-se o estudo de história de forma investigativa e de como as crianças vivenciam a história, fazendo-se parte e responsável pelos acontecimentos passados, atuais e futuros.  Aprender e ensinar histórias para crianças se faz necessário tomarmos consciência de que a mesma já tem um conhecimento prévio, não é um ser nulo; a partir disto devemos nortear nossa prática pedagógica.
Somos produtos dos muitos fatos que nos antecederam, citando Vygotsky, somo produtos de nosso meio, isto quer dizer, o aluno aprende com o professor mediador e outros. O professor instiga que o aluno pesquise, procure e debata com seus pares, através destas discussões criando o seu saber, ter sua própria opinião de um fato histórico, desenvolvendo o seu senso crítico e interação com os demais.
Ensinar História é estimular as crianças a refletirem e fazerem descobertas relacionadas, primeiramente à sua História. A informação pronta e acabada torna a criança um ser passivo em relação ao saber e distante do processo histórico. Para que ela seja participante na sociedade é fundamental que entenda os processos de produção do conhecimento.
Refletindo de forma mais abrangente do que no momento em que realizei esta postagem, de como realmente o conhecimento é inacabado e reconstruído a cada vivencia significativa.




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