terça-feira, 21 de maio de 2019

Superando dificudades


A postagem intitulada “Refletindo Sobre dificuldades” relata a proposta da atividade de nos reunir em grupo por dificuldades que estamos enfrentando, e  com conversas inicialmente concluímos que a dificuldade mais evidenciada em nossa vivencia no Pead, era a dificuldade tecnológica, após a chegada de colegas na aula e que ficaram em nosso grupo e surgindo novas conversas sobre as dificuldades vivenciadas surgiu a questão da falta de organização.

Concluímos que um, dos nosso desafios é organizar tempo. Tempo é a palavra chave para conseguirmos lidar com nossos desafios, construir metas e para alcança-las, superar dificuldades, como, por exemplo  a dificuldade no uso das tecnologias, que é fator fundamental para um bom desempenho em  nossas atividades no curso de pedagogia. Observamos também outras situações apresentadas por outros grupos,  como,saúde familiar,  deslocamento do trabalho para a faculdade para assistir as aulas presenciais, mas a predominante em todos os grupos, é a falta de Organização.

Penso que ainda que neste momento, em que publiquei esta postagem analisada, há algum tempo atrás, ainda não havia compreendido a importância da organização do tempo, estava “dando os primeiros passos”, ou seja, construindo este conceito, tão defendido por professores e tutores das disciplinas deste curso de pedagogia a distância.

Lembro-me do primeiro semestre do curso, na disciplina do seminário Integrador I, a insistência na tarefa da construção da chamada  “tabela do tempo”, exigência na pontualidade das tarefas e publicações regulares no espaço virtual do Blog. Fortalecendo nosso planejamento enquanto professores, e também nossa rotina diária, compreendendo-se a importância do planejar, elaborar, construir e reconstruir.


segunda-feira, 13 de maio de 2019

Peadonstro II


            A postagem intitulada  Peadonstro” referente sobre a aula presencial de  05/06/2017, há quase dois anos atrás, após este momentos muitas situações ocorreram em nosso curso de pedagogia a distância.
Nesta postagem analisada é feito relato da nossa aula que propôs atividades dinâmicas, primeiro a construção do monstro feito individualmente, posteriormente o monstro feito coletivamente, de acordo com as orientações da professora que sugeria critérios para a realização das atividades primeiramente de forma individual e após coletiva sugerindo reflexões quanto aos diversos aspectos vivenciados por cada uma de nós neste período de graduação se estendendo para outras situações de nossa vida.
 Uma das reflexões sugeridas e comentadas pela professora ainda nesta aula, que mesmo que  cada pessoa ou grupo, siga as mesmas orientações, cada pessoa ou grupo vai responder ou produzir de acordo com a sua realidade.
É claro que esta postagem analisada acima foi, é e ainda será muito atualizada, pois refere-se a tudo aquilo que temos construído acerca de nossas histórias além de  refletir nossas potencialidades e dificuldades enquanto estudantes do Pead, profissionais e ainda em nossas relações com o outro e com o meios no qual estamos inseridos.
Isto me remete ao inicio do curso de pedagogia, agora que estamos quase chegando a conclusão deste curso, realizando as ultimas disciplinas, bem como o trabalho de conclusão do curso de pedagogia. Logo que iniciamos tínhamos medo do Peadonstro, que parecia tão resistente, com suas tecnologias, suas propostas de tarefas intermináveis, leituras muito interessantes, mas extensas e simultaneamente com outras atividades, além de desafios como trabalhos em grupo, que também eram trabalhos a distância.
Blog, fóruns, atividades práticas e após descritas, leituras e propostas de vídeos, apresentações, pbworks com propostas de Retrato da escola fizeram parte de nossa conversas, pensamentos e ações nestes anos. Além das formações como oficinas, cursos. Estes momentos foram tão intensos que após o término do curso de pedagogia, fico pensando o que mais vai ser um desafio como este, que passamos nestes quatro anos?
Este Peadonstro não apenas desta aula presencial, mas de nossa caminhada no Pead, e ainda na pedagogia nos faça sempre despertar para refletir e agir sobre a nossa vivência e papel na escola e também a lidar com as diversas situações.






segunda-feira, 6 de maio de 2019

Aprender a Aprender


Ao reler a postagem analisada, “Professor Reflexivo”, lembrei-me da aula no curso de pedagogia a distância, que nos oportunizou reflexões críticas sobre postagens quando eu ainda estava na turma E, de quarta-feira, quando a professora Rosane Aragon, coordenadora do curso, nos propôs que lêssemos em grupo algumas postagens e classificássemos as tais postagens em boas ou más produções, segundo critérios pré-estabelecidos nesta mesma aula. Sendo uma aula divertida, não no aspecto de gozação das postagens escritas, nem por seus autores, mas sim, por identificarmos com algumas destas postagens quanto a escrita e ansiedade de concluir a tarefa dos números de postagens.
Algum tempo depois, quando estava na turma D, foi necessário retomar esta atividade na proposta da interdisciplina de Seminário Integrador, atividade de análise das postagens no blog, portfólio de aprendizagens, proposta na qual refletimos sobre as postagens que realizamos e as postagens  que outro colega realizou, que também irá analisar as postagens que escrevemos.
Na postagem analisada, relato dificuldades uma compreensão do objetivo da tarefa que pretendia qualificar nossas escritas quanto as construções e reconstruções  de aprendizagens sendo a análise, um exercício para refletirmos sobre as postagens realizadas enquanto autor e leitor, além de aprimoramento de ferramenta digitais como digitação e a inserção de imagens e links.
E novamente é possibilitada, a análise, das postagens realizadas nos últimos quatro semestres do curso de pedagogia a distância, de forma que além de revivermos momentos, nos é proporcionado não reescrever a postagem, mas perceber nossas aprendizagens, possíveis mudanças de ideias e posturas frente a situações.
 Lembro-me de não ter sido sincera quanto a classificação das postagens da colega, a qual analisei as postagens do blog, por não querer magoar ou chatear, ainda lembro que não tínhamos afinidades, e hoje já estudamos e fizemos os trabalhos em grupos juntas.
Também pude perceber qualificações na escrita autoral, exposição de ideias e situações vivenciadas tanta na docência e enquanto discente,  nos fazendo aprender a aprender, através da crítica que traz  transformações.