Ao reler a postagem analisada, “Professor Reflexivo”, lembrei-me
da aula no curso de pedagogia a distância, que nos oportunizou reflexões críticas
sobre postagens quando eu ainda estava na turma E, de quarta-feira, quando a
professora Rosane Aragon, coordenadora do curso, nos propôs que lêssemos em
grupo algumas postagens e classificássemos as tais postagens em boas ou más
produções, segundo critérios pré-estabelecidos nesta mesma aula. Sendo uma aula
divertida, não no aspecto de gozação das postagens escritas, nem por seus
autores, mas sim, por identificarmos com algumas destas postagens quanto a
escrita e ansiedade de concluir a tarefa dos números de postagens.
Algum tempo depois, quando estava na turma D, foi necessário retomar
esta atividade na proposta da interdisciplina
de Seminário Integrador, atividade de análise das postagens no blog, portfólio
de aprendizagens, proposta na qual refletimos sobre as postagens que realizamos
e as postagens que outro colega
realizou, que também irá analisar as postagens que escrevemos.
Na postagem analisada, relato dificuldades uma compreensão do objetivo
da tarefa que pretendia qualificar nossas escritas quanto as construções e
reconstruções de aprendizagens sendo a análise, um
exercício para refletirmos sobre as postagens realizadas enquanto autor e
leitor, além de aprimoramento de ferramenta digitais como digitação e a inserção
de imagens e links.
E novamente é possibilitada, a análise, das postagens realizadas nos
últimos quatro semestres do curso de pedagogia a distância, de forma que além
de revivermos momentos, nos é proporcionado não reescrever a postagem, mas
perceber nossas aprendizagens, possíveis mudanças de ideias e posturas frente a
situações.
Lembro-me de não ter sido sincera
quanto a classificação das postagens da colega, a qual analisei as postagens do
blog, por não querer magoar ou chatear, ainda lembro que não tínhamos
afinidades, e hoje já estudamos e fizemos os trabalhos em grupos juntas.
Também pude perceber qualificações na escrita autoral, exposição de
ideias e situações vivenciadas tanta na docência e enquanto discente, nos fazendo aprender a aprender, através da
crítica que traz transformações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário