segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Linha do tempo II



Linha do Tempo


É possível ver a história em nossa rotina escolar em diversas atividades como linha do tempo, seja através de fotos, gravuras ou desenhos, espaço, e em conversas sobre ações realizadas pelas crianças em casa , parque cinema ou ainda outro lugar em outro tempo, surgindo situações de cultura lazer, hora do conto e releitura das histórias infantis e assuntos que podem ser abordados de forma divertida, não transmitindo uma teoria definitiva e repetitiva.  Hoje percebo o estudo de história, refletindo sobre a importância do processo investigativo histórico que compreende o tempo, suas mudanças, autores e suas contribuições .
Esse trabalho foi realizado pela aluna Brenda, que faltou na aula em que conversamos sobre a representação das fases da vida. Brenda demonstrou compreensão e espontaneidade  ao explicar seus desenhos quando solicitei que me explicasse rapidamente enquanto seus colegas brincavam, e acrescentando fatos futuros que quando crescer vai ser como sua mãe, e ao envelhecer vai ser como sua avó.
Esses pequenos nos surpreendem com respostas adequadas, presenciei um dialogo com um aluno e a merendeira da escola, ela ia fazer as frutas de adubo, quando deparou com os alunos dentro do túnel que fica no pátio dos fundos da escola, então ela disse para eles que eles estavam na nave espacial, e um deles disse que não era nave espacial , coisa nenhuma e sim um túnel, então ela falou que era um túnel do tempo, e ele mais indignado ainda respondeu que era só um túnel, nós professoras assistíamos rindo a situação, então ela disse que as crianças não tinham imaginação.
Percebo que as crianças vivenciam a história, fazendo-se parte e responsável pelos acontecimentos passados, atuais e futuros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário