sábado, 15 de julho de 2017

Expectativa do Worshop



Na finalização das tarefas das disciplinas, aproximando o término do semestre, vai chegando o momento de apresentarmos nossas aprendizagens mais significativas como a elaboração da síntese, produção de slides para apoiar nossa apresentação e finalmente a apresentação do workshop para colegas, tutor e professor. Penso ser este ultimo, o momento mais dificultoso devido ao nervosismo diante da exposição, alguns lidam com naturalidade, mas percebo que outros não, estando  eu estou incluindo nesta última situação
Minhas aprendizagens neste semestre se deram de forma mais tranquila, pois procurei realizar e concluir as as tarefas com mais organização, em relação ao semestre passado, mas ainda preciso organizar de forma mais qualitativa, como eleger prioridades. Penso que a cada semestre, tenho avançado nesta organização e elaboração das aprendizagens, principalmente no processo da escrita, lembro-me de apresentar muitas dificuldades para este momento e ultimamente minhas idéias estão fluindo com a mais facilidade, precisando de elaboração e pesquisa masi detalhadas sobre o temas inseridos nas postagens.
Mas enfim, Workshop esta se aproximando, é um momento especial, onde compartilhamos aprendizagens.
Foi muito bom ter chego até aqui, pudemos refletir sobre nossos pensamentos, escrita, vivenciamos momentos como  compressão da escola enquanto gestão e participativa ou seja, a escola como um lugar de todos, a vida adulta com propostas de temas que envolvam a atualidade e ainda ampliar o conhecimento e prática dos projetos de aprendizagens dentro de nossa realidade escolar com cooperação de um grupo que acaba se torna pesquisador e auxiliador.
Este semestre foi um semestre integrador, e gostei da forma como foi conduzido as disciplinas, ao iniciar uma disciplina, terminando outra, assim não houve uma acumulação de tarefas e muitas aprendizagens perdidas. Há também atribuições em nossa vida profissional, pois foi preciso conciliar as tarefas do curso com projetos, atividades para nosso alunos, além das avaliações dos alunos, que na educação infantil é por meio de registro, mas foi interessante, pois haviam temas que realmente eram integradores como o Projeto do Meio ambiente na disciplina de PPA, e a reflexão sobre a avaliação da educação infantil especificamente relatando, não que não houve interação de outros conteúdos das disciplinas. 
Enfatizo a importância da educação infantil. em Canoas para chamar atenção dos professores, colegas e tutores do curso. não esta sendo fácil conciliar as duas situações devido a exploração que a gestão pública esta tendo com profissionais da educação infantil, vista ainda como assistencialismo e com exigências de escola e não de creche, mas sem o devido respeito e planejamento aos profissionais. 

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Professor Reflexivo


A disciplina de Seminário Integrador proporcionou uma inquietação gerando uma investigação, e depois concebeu uma reflexão desenvolvendo argumentações. O objeto de estudo forma nossas postagens no blog, atuação dos alunos o curso do PEAD, e mediação, orientação e articulação dos professores e tutores. No inicio desta proposta, tive dificuldades, ficando bastante confusa, mas apenas por algum tempo, pensado que haveria explicações mais detalhadas sobre análises dos blogs,e então compreendi que o objetivo da tarefa, era que refletirmos sem uma determinada orientação, que modelássemos nossas reflexão, tornando ela autentica, ás s vezes a tarefa por ser simples de mais, parece que não estamos interpretando de forma correta.
Quanto a analise, foi um exercício para refletirmos sobre as postagens realizadas enquanto autor e leitor. Não é hábito, muitas vezes refletirmos sobre nossas produções autorais, depois que já é passou o semestre, e a construção do workshop de avaliação.
Durante as atividades percebi mudanças gradativas no processo de avaliar as postagens da colega e minhas próprias postagens, tendo a avaliação dos eixos III e IV sendo mais qualitativa ao organizar e classificar as postagens como leituras e reflexões dos textos lidos.
Observei que houve avanços significativos nas postagens no decorrer de nossa caminhada no curso de Pedagogia,no conteúdo das postagens, pesquisa e investigação de temas relevantes para a qualificação da nossa prática docente,    avanço positivo do uso das ferramentas digitais como inserção de imagens e links, e  o desenvolvimento do maior objetivo do Blog que é a reflexão sobre nossas aprendizagens no curso.


Valorização da Educação Infantil


A educação infantil tem sofrido muitas mudanças significativas, com outras concepções como a da criança, evolvendo o desenvolvimento infantil nos anos iniciais da criança, ou seja, do tempo de ingresso para a escola. Antigamente este período era entendido apenas como assistencialismo, com pessoas sem formação específica em educação, e hoje se percebe a importância e crescente necessidade da educação escolar para a criança.
Trabalho na educação infantil do município de Canoas há nove anos, tendo ingressado no primeiro concurso público com a função de professor de educação infantil para as atribuições educativas e também assistencialistas com crianças até cinco anos de idade, concurso que exigia a formação com ensino médio e curso de magistério. O último concurso de para a função de atendente de creche foi no ano de 1995.
A história da educação infantil Canoas teve muitas lutas para conquistar seu espaço, e até mesmo fazer parte do setor da educação, ao invés da área saúde. Mas, de fato, a mudança na escola, propriamente dita aconteceu? Na sala de aula? E quanto aos governantes da nossa cidade, tem contribuindo de que forma para que haja o cumprimento da lei?
E como não destacar o profissional da educação infantil de Canoas, forma tantos anos de luta, para iniciar uma nova etapa nacional, o descaso com o povo de forma generalizar, mas enfatizo a discriminação com a educação infantil, começando com as férias diferenciadas, feriados, planejamento na escola, se possível, sendo uma realidade distante, além de termos que fazer documentações de alunos, muitas vezes, na falta de um secretário de escola, pois as pessoas nesta função foram lotadas em escolas de ensino fundamental, por motivo de maiores números de alunos, sendo passada atribuições à diretora e profissionais que muitas vezes tem as salas lotadas de maiores números de alunos do que o permitido. Entre outras situações.
Pensando na situação de hoje que vive o país, destacamos os profissionais da educação privada tem salários menores, não possuindo vantagens como a estabilidade, imagina-se que há situações piores das que esta se vivendo hoje, em Canoas, mas o fato é que há muitas teorias que servem para desenvolver um bom desempenho do profissional em sala de aula, além de exigências.


quinta-feira, 13 de julho de 2017

Os Projetos de Aprendizagem

Os projetos de Aprendizagem

Neste semestre, na disciplina projeto pedagógicos em ação, pudemos compreender em momentos da prática docente, o que significa aprendizagem por projetos em nosso ambiente escolar, durante a aula, com nossos alunos que vivenciaram situações diferentes. Buscamos muitas vezes realizar projetos que envolvam os interesses deles, mas desenvolver as metas com crianças de quatro anos foi um desafio.
Surgindo a pergunta norteadora, como cuidar da natureza, após as dúvidas e certezas temporárias, o mapa conceitual, plano de ação e seguindo o relatório. Uma das etapas mais difíceis, onde eu e minha colega Márcia encontramos dificuldades foi no mapa conceitual, pois entendíamos que precisava ser feito um mapa diferenciado, conversamos com as crianças sobre o mapa a ser estabelecido no nosso projeto, mas depois visualizamos os mapas construídos por outras colegas, feito com desenhos, frases escritas pelas crianças, claro, que no fundamental, onde o processo de escrita já este mais adiantado, mas poderíamos ter realizado com fotos. Pensamos em refazer o mapa,mas as atividades referentes ao projeto e demais atividades da escola.
 Pude constatar que os  projetos de aprendizagem as dúvidas e interesses do aluno  geraram o próprio projeto, pois haverá por parte dele interesse em resolver as suas dúvidas. Oportunizando interação entre eu , minha colega Marcia que realizou o projeto juntamete com minha turma. Através de ações diversificadas que permitem a participação ativa do aluno. Ao longo do trabalho por projetos, realmente o professor desempenha o papel de mediador. Compartilhando os saberes.


sábado, 1 de julho de 2017

Nossa escola, nossa casa



     Eu costuma ouvir a respeito da escola, que esta representava nosso segundo lar,também via gravuras como esta imagem que encontrei na internet, sugerindo que a escola é um ambiente que proporciona segurança e confiança ao convivermos com pessoas que fazem parte do nosso dia a dia. Percebo hoje, que a escola tem sim, um papel fundamental na formação humana em todos os aspectos, e também sendo um espaço, onde as situações acontecem de forma significativa. Mas para que a escola seja entendida como um espaço de todos é necessário que haja participação e envolvimento de todos atores da escola, como alunos, pais ou responsáveis dos alnos, gestores democráticos, profissionais da educação e funcionários da escola, ainda que todos  exerçam funções diferentes, mas o objetivo é o mesmo, ou seja, de oportunizar um espaço de favorecimento de aprendizagens e oportunidades para a formação humana e isto através de inovações e superações de diversas situações existentes em nosso mundo iniciando pela nossa comunidade. É importante refletir que a escola tem passado por mudanças, que são algumas vezes favoráveis ou não à democracia e atuação dos atores da escola, mudanças nas criações de leis, situação atual econômica da educação no Brasil e consequentemente nos estados e municípios brasileiros, devido a péssima organização e utilização dos recursos públicos pelos gestores do país. E tudo isto tem muito a ver com a escola, nossa escola.  



                                                               Imagens significativas de escola