sexta-feira, 14 de julho de 2017

Valorização da Educação Infantil


A educação infantil tem sofrido muitas mudanças significativas, com outras concepções como a da criança, evolvendo o desenvolvimento infantil nos anos iniciais da criança, ou seja, do tempo de ingresso para a escola. Antigamente este período era entendido apenas como assistencialismo, com pessoas sem formação específica em educação, e hoje se percebe a importância e crescente necessidade da educação escolar para a criança.
Trabalho na educação infantil do município de Canoas há nove anos, tendo ingressado no primeiro concurso público com a função de professor de educação infantil para as atribuições educativas e também assistencialistas com crianças até cinco anos de idade, concurso que exigia a formação com ensino médio e curso de magistério. O último concurso de para a função de atendente de creche foi no ano de 1995.
A história da educação infantil Canoas teve muitas lutas para conquistar seu espaço, e até mesmo fazer parte do setor da educação, ao invés da área saúde. Mas, de fato, a mudança na escola, propriamente dita aconteceu? Na sala de aula? E quanto aos governantes da nossa cidade, tem contribuindo de que forma para que haja o cumprimento da lei?
E como não destacar o profissional da educação infantil de Canoas, forma tantos anos de luta, para iniciar uma nova etapa nacional, o descaso com o povo de forma generalizar, mas enfatizo a discriminação com a educação infantil, começando com as férias diferenciadas, feriados, planejamento na escola, se possível, sendo uma realidade distante, além de termos que fazer documentações de alunos, muitas vezes, na falta de um secretário de escola, pois as pessoas nesta função foram lotadas em escolas de ensino fundamental, por motivo de maiores números de alunos, sendo passada atribuições à diretora e profissionais que muitas vezes tem as salas lotadas de maiores números de alunos do que o permitido. Entre outras situações.
Pensando na situação de hoje que vive o país, destacamos os profissionais da educação privada tem salários menores, não possuindo vantagens como a estabilidade, imagina-se que há situações piores das que esta se vivendo hoje, em Canoas, mas o fato é que há muitas teorias que servem para desenvolver um bom desempenho do profissional em sala de aula, além de exigências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário