Os projetos de Aprendizagem
Neste semestre, na
disciplina projeto pedagógicos em ação, pudemos compreender em momentos da prática
docente, o que significa aprendizagem por projetos em nosso ambiente escolar,
durante a aula, com nossos alunos que vivenciaram situações diferentes.
Buscamos muitas vezes realizar projetos que envolvam os interesses deles, mas desenvolver
as metas com crianças de quatro anos foi um desafio.
Surgindo a pergunta
norteadora, como cuidar da natureza, após as dúvidas e certezas temporárias, o
mapa conceitual, plano de ação e seguindo o relatório. Uma das etapas mais difíceis,
onde eu e minha colega Márcia encontramos dificuldades foi no mapa conceitual,
pois entendíamos que precisava ser feito um mapa diferenciado, conversamos com as
crianças sobre o mapa a ser estabelecido no nosso projeto, mas depois
visualizamos os mapas construídos por outras colegas, feito com desenhos,
frases escritas pelas crianças, claro, que no fundamental, onde o processo de
escrita já este mais adiantado, mas poderíamos ter realizado com fotos. Pensamos
em refazer o mapa,mas as atividades referentes ao projeto e demais atividades
da escola.
Pude constatar que os projetos de aprendizagem as dúvidas e
interesses do aluno geraram o próprio
projeto, pois haverá por parte dele interesse em resolver as suas dúvidas. Oportunizando
interação entre eu , minha colega Marcia que realizou o projeto juntamete com
minha turma. Através de ações diversificadas que permitem a participação ativa
do aluno. Ao longo do trabalho por projetos, realmente o professor desempenha o
papel de mediador. Compartilhando os saberes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário