domingo, 30 de junho de 2019

Reconstruindo arquiteturas pedagógicas

Analisando a postagem Arquiteturas Pedagógicas, a partir a leitura do texto  “Arquiteturas Pedagógicas”, relato sobre a compreensão de todas as atividades solicitadas no curso de pedagogia a distância, destacando a autilização da tecnologia em nossa prática docente, bem como demais situações da nossa vida cotidiana. 
Realizo nesta postagem analisada uma resenha descritiva e reflexiva quanto ao texto “Arquiteturas Pedagógicas” que fala acerca das dificuldades da educação nos ambientes virtuais e ao mesmo tempo que abre novas possibilidades que até então não eram imagináveis.
E ressalta o caráter dessas arquiteturas pedagógicas que é pensar a aprendizagem como um trabalho artesanal, construído na vivência de experiências e na demanda de ação, interação e meta-reflexão do sujeito sobre os fatos, os objetos e o meio ambiente socioecológico.
Analisando amplamente todo o curso de pedagogia a distância, desde o inicio, até o presente momento, incluindo tudo o que daí recorre, como situações e vivencias como docente, discente e outras situações, como já exposto acima, abrangendo todo os contextos sociais em que vivemos, acrescentando que  tais arquiteturas perpassam nas áreas cognitivas e afetivas.
Na verdade, não são apenas aprendizagens significativas e saberes construídos, mas inserção em um novo mundo, cada vez mais presente na sociedade de hoje, o mundo virtual, que tem sido um meio de linguagem, portanto pode ser concebido enquanto cultura, ganhando enfoque, destaque cada vez mais, devido a sua utilização.  
Também acrescento, que no workshop do eixo VIII, o professor Daniel, perguntou-me acerca das “arquiteturas pedagógicas” no trabalho, onde situavam-se, ao que prontamente respondi que estavam presente na arquitetura pedagógica “projetos de aprendizagem”, então ele enfatizou, que arquiteturas pedagógicas, é tudo o que se cria, e que pode ser transformado, como o jogo do alfabeto móvel que eu criara para a turma de crianças brincar.
Ou seja, abriu-se uma nova possibilidade de conceito e construções de “Arquiteturas Pedagógicas”. 

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