domingo, 30 de junho de 2019

Desenvolvimento e Aprendizagem


Na postagem analisada,  Refletindo sobre o desenvolvimento e aprendizagem, tivemos uma aula presencial de Linguagem e Educação onde estavam presentes as professoras Aline e Ivany que dialogavam sobre o desenvolvimento humano.
Nesta postagem destaco a  Reflexão da importância de compreender as fases e estágios do desenvolvimento, não de forma estática, considerando aspectos culturais, cognitivos, sociais, afetivos de cada individuo, oportunizando uma relação construtivista na escola e na educação em geral, redefinindo nosso papel no ensino aprendizagem.
Os planos genéticos: 1° plano: Filogênese (desenvolvimento da espécie humana). 2° plano: Ontogênese: (Desenvolvimento do ser), “estágios”. 3° plano: Sociogênese:  (Possibilidade dos saberes.) 4° plano: Microgênese: (História singular, momento essencial de cada sujeito).
Na postagem referida destaca apontamentos acerca dos planos e eu destaco, as considerações acerca do terceiro plano Sócio genético, plano de Vygosky, onde destaca a influência da cultura na aprendizagem, a cultura vai incluir no sujeito, pela simples questão do sujeito estar inserido e no quarto plano Micro-genético, a intersubjetividade, a marca psicológica da aprendizagem que temos mesmo estando na mesma cultura aprendeu de maneiras diferentes,
Esta aula presencial descrita na postagem, enfatizou a pergunta: Porque alguns aprendem e outros não? E resumidamente, após as diversas considerações feitas na aula, respondo a pergunta destacada: “Querer ensinar tudo para todos do mesmo jeito,” 
Esta aula foi um marco nas construções de concepções acerca da prática docente das alunas do curso de pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário