Na
postagem analisada, Refletindo sobre o desenvolvimento e
aprendizagem, tivemos
uma aula presencial de Linguagem e Educação onde estavam presentes as professoras
Aline e Ivany que dialogavam sobre o desenvolvimento humano.
Nesta
postagem destaco a Reflexão da
importância de compreender as fases e estágios do desenvolvimento, não de forma
estática, considerando aspectos culturais, cognitivos, sociais, afetivos de
cada individuo, oportunizando uma relação construtivista na escola e na
educação em geral, redefinindo nosso papel no ensino aprendizagem.
Os planos genéticos: 1° plano: Filogênese (desenvolvimento da espécie humana). 2° plano: Ontogênese: (Desenvolvimento
do ser), “estágios”. 3° plano: Sociogênese: (Possibilidade
dos saberes.) 4°
plano: Microgênese: (História singular,
momento essencial de cada sujeito).
Na postagem referida destaca apontamentos acerca
dos planos e eu destaco, as considerações acerca do terceiro plano Sócio
genético, plano de Vygosky, onde destaca a influência da cultura na
aprendizagem, a cultura vai incluir no sujeito, pela simples questão do sujeito
estar inserido e no quarto plano Micro-genético, a intersubjetividade, a marca
psicológica da aprendizagem que temos mesmo estando na mesma cultura aprendeu
de maneiras diferentes,
Esta aula presencial descrita na postagem,
enfatizou a pergunta: Porque alguns aprendem e outros não? E
resumidamente, após as diversas considerações feitas na aula, respondo a
pergunta destacada: “Querer
ensinar tudo para todos do mesmo jeito,”
Esta aula foi um marco nas construções de concepções
acerca da prática docente das alunas do curso de pedagogia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário