O texto “Tecnologias na escola: algumas experiências
e possibilidades”, enfatiza a necessidade de transformar a sala
de aula e adequar ao uso de novas tecnologias e reflexão de metodologias na
tentativa de construir um currículo que contemple os interesses dos alunos e as
mudanças globais. Embora não ocorra, algumas vezes, mudanças pedagógicas de
fato, em meros apêndices da grade curricular. Entende-se interação com outros sujeitos
sendo fundamental quanto o uso da tecnologia na escola, entendendo que uma nova
concepção pedagógica se faz necessária, já que o aprender não está centrado no
professor, mas no aluno, e sua participação determina a construção do
conhecimento e o desenvolvimento de habilidades cognitivas.
Foram
destacadas experiências de reestruturação curricular do Projeto Amora (Colégio
de Aplicação-UFRGS), no o projeto Educadi (CNPQ), a formação de professoresnos
cursos de especialização do Proinfo (SEED-MEC) e o concurso Sua Escola a 2000
por hora do Instituto Ayrton Senna, como os principais movimentos nos quais
tivemos participação efetiva e que nos levam reflexões que sobre dos recursos
que utilizamos. Exemplos
disto é o Blog Açaí “Ambiente de Criação e Edição de Atividades
Interdisciplinares” sendo que visa o registro e o acompanhamento de atividades
cotidianas dentro de uma ou diversas comunidades. O Projeto Amora
caracteriza-se por ser uma proposta que visa desenvolver a capacidade de
autonomia dos alunos promovendo atividades que privilegiam diferentes formas de
interação
Cada
webfólio apresenta dados gerais
sobre a escola e espaço para o registro dos projetos pedagógicos desenvolvidos,
bem como de atividades diárias, atualizando informações e manter-se informado
sobre os demais parceiros precisando produzir uma apropriação de alguns
recursos tecnológicos para ser complementado.
A
participação em listas e fóruns de
discussão permite ao usuário a troca de informações e discussão de cunho
teórico, quanto à resolução conjunta de problemas permitindo a expressão,
discussão e contraposição de ideias entre os sujeitos, é um recurso que promove
a aprendizagem e possibilita a construção do conhecimento, abrangendo várias
temáticas
O
uso de bloggers serve para ermitir o registro de forma rápida e
simples funcionado como um diário no qual o usuário (aluno ou professor) pode
registrar atividades, eventos ou impressões acerca de determinado assunto.A
construção de um blog de forma cooperativa também possibilita a interação entre
os sujeitos e promove a troca de ideias e a resolução de desafios.
O
uso de mapas conceituais nas mais diversas
etapas do processo educacional. Sendo ferramenta para armazenar e organizar
conhecimento. Eles incluem conceitos (geralmente armazenados em caixas ou
círculos) e as relações entre eles que indicam uma conexão entre conceitos.
Leciono
em uma escola municipal de educação infantil de Canoas, na turma de jardim II,
crianças entre 5 a 6 anos de idade. A tecnologia é uma importante ferramenta
para a educação, observando-se nas oficinas oportunizadas habilidades nas áreas
cognitiva e social. As crianças possuem
contato espontâneo com a tecnologia, penso que devido ao fato de nasceram na época
da era tecnológica, familiarizando-se com o acesso ao mundo digital, desde
muito cedo.
Comentei
no fórum sobre experiências cotidianas relacionadas às crianças e a tecnologia,pois
estas utilizam celulares, possuem tablet, ainda que supervisionadas pelos pais
ou responsáveis, e até mesmo notebooks e celulares de brinquedos expressam suas
vivências com inovação pedagógica, sendo impossível de não pensarmos e
construirmos momentos de atividades dirigidas e momentos de brincadeiras livres
adequando ao planejamento, e sim pensando no papel de cada um, professor
estimulador e o aluno como o autor de sua aprendizagem, embora haja muitos
desafios a serem enfrentados.
A
criação de um blog, em minha turma fica difícil, pois é preciso considerar a
faixa etária das crianças, necessitando da intervenção e apoio constante da famílias que possuem muito
pouca participação na vida escolar das crianças, ainda que utilize os meios
tecnológicos para outros fins como entretenimento, por exemplo. Além de não
termos acesso a computadores, e as oficinas que eram ofertadas na escola ao
lado da nossa, no momento estão indisponíveis, pois há constante falta de
professores. Esses e outros desafios são constantemente enfrentados em nossa
vida escolar diária.
DUTRA, Ítalo Modesto, LACERDA, Rosália Procasko, Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades V. 1 Nº 1, Fevereiro, 2003 .CINTED-UFRGS
Nenhum comentário:
Postar um comentário