quarta-feira, 30 de maio de 2018

Repensando sobre...


            O texto “Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades”, enfatiza a necessidade de transformar a sala de aula e adequar ao uso de novas tecnologias e reflexão de metodologias na tentativa de construir um currículo que contemple os interesses dos alunos e as mudanças globais. Embora não ocorra, algumas vezes, mudanças pedagógicas de fato, em meros apêndices da grade curricular. Entende-se interação com outros sujeitos sendo fundamental quanto o uso da tecnologia na escola, entendendo que uma nova concepção pedagógica se faz necessária, já que o aprender não está centrado no professor, mas no aluno, e sua participação determina a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades cognitivas.  
Foram destacadas experiências de reestruturação curricular do Projeto Amora (Colégio de Aplicação-UFRGS), no o projeto Educadi (CNPQ), a formação de professoresnos cursos de especialização do Proinfo (SEED-MEC) e o concurso Sua Escola a 2000 por hora do Instituto Ayrton Senna, como os principais movimentos nos quais tivemos participação efetiva e que nos levam reflexões que sobre dos recursos que utilizamos.  Exemplos disto é o Blog Açaí “Ambiente de Criação e Edição de Atividades Interdisciplinares” sendo que visa o registro e o acompanhamento de atividades cotidianas dentro de uma ou diversas comunidades. O Projeto Amora caracteriza-se por ser uma proposta que visa desenvolver a capacidade de autonomia dos alunos promovendo atividades que privilegiam diferentes formas de interação
Cada webfólio apresenta dados gerais sobre a escola e espaço para o registro dos projetos pedagógicos desenvolvidos, bem como de atividades diárias, atualizando informações e manter-se informado sobre os demais parceiros precisando produzir uma apropriação de alguns recursos tecnológicos para ser complementado.
A participação em listas e fóruns de discussão permite ao usuário a troca de informações e discussão de cunho teórico, quanto à resolução conjunta de problemas permitindo a expressão, discussão e contraposição de ideias entre os sujeitos, é um recurso que promove a aprendizagem e possibilita a construção do conhecimento, abrangendo várias temáticas
            O uso de bloggers serve para ermitir o registro de forma rápida e simples funcionado como um diário no qual o usuário (aluno ou professor) pode registrar atividades, eventos ou impressões acerca de determinado assunto.A construção de um blog de forma cooperativa também possibilita a interação entre os sujeitos e promove a troca de ideias e a resolução de desafios.
O uso de mapas conceituais nas mais diversas etapas do processo educacional. Sendo ferramenta para armazenar e organizar conhecimento. Eles incluem conceitos (geralmente armazenados em caixas ou círculos) e as relações entre eles que indicam uma conexão entre conceitos.
Leciono em uma escola municipal de educação infantil de Canoas, na turma de jardim II, crianças entre 5 a 6 anos de idade. A tecnologia é uma importante ferramenta para a educação, observando-se nas oficinas oportunizadas habilidades nas áreas cognitiva e social.  As crianças possuem contato espontâneo com a tecnologia, penso que devido ao fato de nasceram na época da era tecnológica, familiarizando-se com o acesso ao mundo digital, desde muito cedo.
Comentei no fórum sobre experiências cotidianas relacionadas às crianças e a tecnologia,pois estas utilizam celulares, possuem tablet, ainda que supervisionadas pelos pais ou responsáveis, e até mesmo notebooks e celulares de brinquedos expressam suas vivências com inovação pedagógica, sendo impossível de não pensarmos e construirmos momentos de atividades dirigidas e momentos de brincadeiras livres adequando ao planejamento, e sim pensando no papel de cada um, professor estimulador e o aluno como o autor de sua aprendizagem, embora haja muitos desafios a serem enfrentados. 
A criação de um blog, em minha turma fica difícil, pois é preciso considerar a faixa etária das crianças, necessitando da intervenção e  apoio constante da famílias que possuem muito pouca participação na vida escolar das crianças, ainda que utilize os meios tecnológicos para outros fins como entretenimento, por exemplo. Além de não termos acesso a computadores, e as oficinas que eram ofertadas na escola ao lado da nossa, no momento estão indisponíveis, pois há constante falta de professores. Esses e outros desafios são constantemente enfrentados em nossa vida escolar diária.



DUTRA, Ítalo Modesto, LACERDA, Rosália Procasko, Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades V. 1 Nº 1, Fevereiro, 2003 .CINTED-UFRGS





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