domingo, 17 de junho de 2018

Corpo e Movimento


Refletindo sobre os vídeos propostos na disciplina de Linguagem e Educação “Corpo e Movimento na educação infantil“ no qual “O doutor em educação física, Marco Santoro fala sobre corpo e movimento nas instituições escolares e o vídeo “O movimento do corpo infantil - uma linguagem da criança” Programa do Curso de Pedagogia Unesp/ Univesp, da disciplina D14 -- Educação infantil: diferentes formas de linguagens expressivas e comunicativas percebe-se muita conexão com a palestra da professora Tânia fortuna. Palestra que fala da importância do brincar fazendo muitas considerações sobre o corpo e movimento de forma que denuncia a negação do Corpo e supervalorização da ciência, a razão, desconsiderando que a atividade física.
A escola tem ensinando um ensaio obediente e teórico, a fila, por exemplo, Enquanto na realidade nós somos totalmente corpo, a expressão verbal, gesto, o corpo é a expressão cultural política. O corpo é tudo, não é separação entre mente e corpo. Sendo impossível a separação entre a Escola- Conceito, Corpo e Mente.
“Qualquer professor precisa ter conhecimento e entender o seu compromisso e papel fazendo com que a criança explore, Interage consigo e com os colegas, relaxando no controle” com as crianças, calmo e flexibilidade no planejamento teórico. Estudo, percepção e flexibilidade do professor, no papel social, somente essência teoria não é suficiente. Importante humildade de ensinar e solidariedade de pensar informações- olhar com direção, mas do seu jeito. Planejamento arejado, formação continuada, não estática, velocidade de conhecimento , nada é concreto, imutável,
É preciso quebrar o muro entre a escola e a família.  Entendendo que as crianças já trazem vivencias e experiências corporais, questão de estudo a faixa etária, nas crianças tem diferença de cultura e família.
Perceber a teoria de Vygostky, a chamada zona de proximidade, onde se entende que só posso dar desafios para a criança, se esses desafios, estiverem próximos daquele que ela já possui. Novos desafios, próximo do que ela já domina,auxiliando sua autoestima.  A teoria Piaget destaca a equilibração (a gente domina um novo desafio). Equilibra -Zona de conforto- então necessita de novos desafios- se desequilibra e assim sucessivamente.
Compromisso social- entender qual a sociedade dela que ela esta inserida, trazer as competências dela, que tenha significação para ela com a sua vida, prazer de aprender, se não é somente reproduzir e depois esquece. O conhecimento tem que ser pleno, progressivo, interacionista, respeitando-se as  fases que ocorreria de qualquer maneira, mas que podemos tornar eficaz e completo.
Não preparar para o futuro trabalho ou inserção em uma sociedade, mas transformar a realidade, conceitos críticos, trabalhando cooperação, e questões do afeto: problemas de violência falta de valores e cuidado trabalhar estes conceitos é necessário que a criança seja cuidada, amada, valorizada, construção em grupo e sozinha autonomia, solidariedade, se sinta capaz. Pois o ser humano é o único capaz de construir cultura, entender que as questão motores  estão ligadas a cultura, principalmente a cultura que está  a escola , identidade cultural da criança esta interligada com a cultura.   
 O movimento do corpo infantil - utilização do corpo havendo varias formas de brincar e individual a cada dia. Movimento- conhecimento do intelecto e cognitivo. Desenvolva a criança como um todo nos aspectos físico, cognitivo, social, afetivo. Exemplo À criança manifesta através do movimento mostra sua “situação”, se está alegre, triste, demonstra a sua saúde, situação saúde física e mental.
Há sugestões de atividades: Exploração diferentes de manusear o colchonete, atividades circuitos prepara para quedas e segurança, demonstra diferenças no estágio, oralidade se desenvolve e a duração da atividade dura de acordo com a idade e interesse. Exploração da percepção de materiais recicláveis, através do corpo, meio, objetos, ritmos, distância.
Crianças de zero a dois anos: à vontade para explorar seus sentidos, locomoções, cores, chãos lisos, objetos táteis, subir, descer, longe, perto, contar seus brinquedos, significação com a sociedade. O adulto possa ter percepção na curiosidade dela, pra que ela faça descobertas. A partir de dois anos: Mais coletivo, faz e contar vivências, histórias (e sentir autoestima) foguete-papel.  Quatro anos: Jogos, circuitos, bambolês, cabos de vassoura desenvolvendo coordenação motora, motricidade fina, ampla, construir histórias com capacidade mais. Não tem necessidade de ter as mesas na sala sendo substituídas por cantos temáticos na sala, filas foram  abolida.
A Educação infantil tem que respeitar as etapas desenvolvimento das crianças. Quanto menor a criança, mais movimento. A educação precisa atender o papel social.

YOUTUBE; Corpo e Movimento na educação infantil. (Vídeo 22m e 41s) Publicado em 25 de jul de 2012.  Disponível em: https://m.youtube.com/watch?v=TC3RpoTFb1w
 Acessado em Maio de 2018.
UNIVESP; O movimento do corpo infantil - uma linguagem da criança (Vídeo 13m 35s) Publicado em 26 de mai de 2011 Disponível em:   https://www.youtube.com/watch?v=X1UzQjKZVUA&app=desktop  Acessado em Maio de 2018


  

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