Refletindo sobre os
vídeos propostos na disciplina de Linguagem e Educação “Corpo e Movimento na educação infantil“ no qual “O
doutor em educação física, Marco Santoro fala sobre corpo e movimento nas
instituições escolares e o vídeo “O movimento do corpo infantil - uma linguagem
da criança” Programa do Curso de Pedagogia Unesp/ Univesp, da disciplina D14 --
Educação infantil: diferentes formas de linguagens expressivas e comunicativas percebe-se
muita conexão com a palestra da professora Tânia fortuna. Palestra que fala da
importância do brincar fazendo muitas considerações sobre o corpo e movimento
de forma que denuncia a negação do Corpo e supervalorização da ciência, a
razão, desconsiderando que a atividade física.
A escola tem ensinando
um ensaio obediente e teórico, a fila, por exemplo, Enquanto na realidade nós
somos totalmente corpo, a expressão verbal, gesto, o corpo é a expressão
cultural política. O corpo é tudo, não é separação entre mente e corpo. Sendo
impossível a separação entre a Escola- Conceito, Corpo e Mente.
“Qualquer professor
precisa ter conhecimento e entender o seu compromisso e papel fazendo com que a
criança explore, Interage consigo e com os colegas, relaxando no controle” com
as crianças, calmo e flexibilidade no planejamento teórico. Estudo, percepção e
flexibilidade do professor, no papel social, somente essência teoria não é
suficiente. Importante humildade de ensinar e solidariedade de pensar
informações- olhar com direção, mas do seu jeito. Planejamento arejado,
formação continuada, não estática, velocidade de conhecimento , nada é
concreto, imutável,
É
preciso quebrar o muro entre a escola e a família. Entendendo que as crianças já trazem vivencias
e experiências corporais, questão de estudo a faixa etária, nas crianças tem
diferença de cultura e família.
Perceber a teoria de
Vygostky, a chamada zona de proximidade, onde se entende que só posso dar
desafios para a criança, se esses desafios, estiverem próximos daquele que ela
já possui. Novos desafios, próximo do que ela já domina,auxiliando sua autoestima.
A teoria Piaget destaca a equilibração (a
gente domina um novo desafio). Equilibra -Zona de conforto- então necessita de
novos desafios- se desequilibra e assim sucessivamente.
Compromisso social-
entender qual a sociedade dela que ela esta inserida, trazer as competências
dela, que tenha significação para ela com a sua vida, prazer de aprender, se
não é somente reproduzir e depois esquece. O conhecimento tem que ser pleno,
progressivo, interacionista, respeitando-se as fases que ocorreria de qualquer maneira, mas
que podemos tornar eficaz e completo.
Não preparar para o
futuro trabalho ou inserção em uma sociedade, mas transformar a realidade, conceitos
críticos, trabalhando cooperação, e questões do afeto: problemas de violência
falta de valores e cuidado trabalhar estes conceitos é necessário que a criança
seja cuidada, amada, valorizada, construção em grupo e sozinha autonomia, solidariedade,
se sinta capaz. Pois o ser humano é o único capaz de construir cultura, entender
que as questão motores estão ligadas a
cultura, principalmente a cultura que está a escola , identidade cultural da criança esta
interligada com a cultura.
O movimento do corpo infantil - utilização do
corpo havendo varias formas de brincar e individual a cada dia. Movimento-
conhecimento do intelecto e cognitivo. Desenvolva a criança como um todo nos
aspectos físico, cognitivo, social, afetivo. Exemplo À criança manifesta
através do movimento mostra sua “situação”, se está alegre, triste, demonstra a
sua saúde, situação saúde física e mental.
Há sugestões de
atividades: Exploração diferentes de manusear o colchonete, atividades
circuitos prepara para quedas e segurança, demonstra diferenças no estágio,
oralidade se desenvolve e a duração da atividade dura de acordo com a idade e
interesse. Exploração da percepção de materiais recicláveis, através do corpo,
meio, objetos, ritmos, distância.
Crianças de zero a dois
anos: à vontade para explorar seus sentidos, locomoções, cores, chãos lisos,
objetos táteis, subir, descer, longe, perto, contar seus brinquedos,
significação com a sociedade. O adulto possa ter percepção na curiosidade dela,
pra que ela faça descobertas. A partir de dois anos: Mais coletivo, faz e contar
vivências, histórias (e sentir autoestima) foguete-papel. Quatro anos: Jogos, circuitos, bambolês,
cabos de vassoura desenvolvendo coordenação motora, motricidade fina, ampla,
construir histórias com capacidade mais. Não tem necessidade de ter as mesas na
sala sendo substituídas por cantos temáticos na sala, filas foram abolida.
A Educação infantil tem
que respeitar as etapas desenvolvimento das crianças. Quanto menor a criança,
mais movimento. A educação precisa atender o papel social.
YOUTUBE; Corpo e Movimento na educação infantil. (Vídeo 22m e 41s) Publicado em 25 de jul de 2012. Disponível em: https://m.youtube.com/watch?v=TC3RpoTFb1w
Acessado
em Maio de 2018.
UNIVESP; O movimento do corpo infantil - uma linguagem da criança (Vídeo
13m 35s) Publicado em 26 de mai de 2011 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X1UzQjKZVUA&app=desktop
Acessado em Maio
de 2018
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