terça-feira, 19 de junho de 2018

Inovações


Mapa conceitual sobre inovações pedagógicas e tecnológicas 

Refletindo a cerca das inovações no campo pedagógico e no campo tecnológico  que tem surgindo em nossa época. É coerente pensarmos em mudanças em nosso cotidiano, pois, essas inovações sugerem novos modos de viver, aprender, de ver o mundo, considerando diversos aspectos na história coletiva e individual de cada um de nós e do outro (a palavra “outro” refere-se a pessoa com que temos alguma tipo de relacionamento).
Portanto, pensar inovação pedagógica e inovação tecnológica apesar de estarem intimamente ligadas não implica necessariamente definir que estas são simultâneas e complementares. Entendo inovações como produto da ação humana que transformam o meio social. 
Por isso as inovações pedagógicas, uma vez que a educação tem como finalidade a transformação da sociedade. É preciso romper com a forma tradicional do processo de ensino e aprendizagem.
Vimos um vídeo na disciplina de Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação no qual a professora apresentava a tabuada de forma reprodutora, em um momento da aula,  entra o diretor da escola que propõe mudanças na metodologia da aula, inserido muitos computadores onde a professora utiliza a ferramenta tecnológica disponibilizada de forma parecida ou igual anterior quando apresentava a tabuada no do quadro a mesma postura de ensino e de aprendizagem dos paradigmas tradicionais, baseados nos modelos científicos originários do determinismo, do empirismo e do positivismo que, por sua vez, dão sustentação à educação tradicional, baseada no princípio da memorização e repetição do conhecimento considerado válido,. 
 É preciso que a inovação dar-se-á no momento em que houver uma transformação das relações e do contexto, por meio da ação humana, das instituições e da própria sociedade, na forma de compreender a própria educação.Ou seja, utilizar as inovações tecnologia de forma a oportunizar inovações pedagógicas, onde se favoreça a autonomia, visão critica do mundo, da sociedade e cultura individual e coletiva de cada um de nós, favorecendo um educação libertadora preconizada por Paulo Freire,Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário