![]() |
Mapa conceitual sobre inovações pedagógicas e tecnológicas |
Refletindo a cerca das inovações no campo pedagógico e no campo tecnológico que tem surgindo em nossa época. É coerente pensarmos em mudanças em nosso cotidiano, pois, essas inovações sugerem novos modos de viver, aprender, de ver o mundo, considerando diversos aspectos na história coletiva e individual de cada um de nós e do outro (a palavra “outro” refere-se a pessoa com que temos alguma tipo de relacionamento).
Portanto,
pensar inovação pedagógica e inovação tecnológica apesar de estarem intimamente
ligadas não implica necessariamente definir que estas são simultâneas e
complementares. Entendo inovações como produto da ação humana que transformam o
meio social.
Por isso as inovações pedagógicas, uma vez que a
educação tem como finalidade a transformação da sociedade. É preciso romper com
a forma tradicional do processo de ensino e aprendizagem.
Vimos
um vídeo na disciplina de Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação no qual a professora
apresentava a tabuada de forma reprodutora, em um momento da aula, entra o diretor da escola que propõe mudanças
na metodologia da aula, inserido muitos computadores onde a professora utiliza
a ferramenta tecnológica disponibilizada de forma parecida ou igual anterior quando apresentava a tabuada no do quadro
a mesma postura de ensino e de aprendizagem dos paradigmas tradicionais,
baseados nos modelos científicos originários do determinismo, do empirismo e do
positivismo que, por sua vez, dão sustentação à educação tradicional, baseada
no princípio da memorização e repetição do conhecimento considerado válido,.
É preciso que a inovação dar-se-á no momento
em que houver uma transformação das relações e do contexto, por meio da ação
humana, das instituições e da própria sociedade, na forma de compreender a
própria educação.Ou seja, utilizar as inovações tecnologia de forma a oportunizar inovações pedagógicas, onde se favoreça a autonomia, visão critica do mundo, da sociedade e cultura individual e coletiva de cada um de nós, favorecendo um educação libertadora preconizada por Paulo Freire, Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário