quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Sala de aula, lugar de prazer.


A postagem analisada O prazer de estar em sala de aula relata minha experiência como aluna do Pead e a espera de muito tempo para retornar a estudar, ou seja, dar aprimoramento a pratica docente, além de outras aprendizagens significativas como manuseio de ferramentas digitais e compartilhamento de ideias. Mas a postagem, na verdade, foi a segunda que realizei no blog, com intencionalidade de realizar a tarefa do numero de postagens solicitadas para a realização do workshop de avaliação integrada e posteriormente o termino do semestre, falhando em argumentos e formatações, além não expressar de forma clara as ideias e conceitos sobre o fato do prazer de estar em sala de aula.
Abrangendo a postagem analisada sobre o prazer de estar em aula como aluna do Pead para o ambiente de trabalho, reflito sobre situações ocorridas durante o nosso horário de intervalo como, por exemplo, algumas lamentações sobre os baixos salários e sobre a indisciplina e desinteresse das famílias dos alunos e ainda dos alunos, além de eventualmente trabalharmos em registros de presença e confecções de materiais, devido a não termos planejamento adequado. Por ser tratar de uma escola de educação infantil, contamos muito com o empenho e auxilio em tarefas e produções das crianças, mas realmente é lamentável a falta de apoio, o que prejudica notoriamente a aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Mas repensando, como é a sala de aula na perspectiva do aluno? Muitas vezes tenho a sensação de que estou acertando, percebendo que as crianças apresentam algum tipo de prazer em aprender. O que resulta em pessoas mais criativas e confiantes em si mesmos, capazes de desenvolverem atividades diversas, às quais certamente se dedicarão com mais seriedade e, claro, com prazer.
Muitas vezes, as esperanças estão depositadas na sala de aula, e de fato muitas coisa acontece ali.  Pode ser o inicio do sucesso ou um local de frustração. Noto que quando eles chegam são recebidos pelos colegas, até mesmo perguntando que brincadeira trouxe, para compartilhar. É muito interessante, perceber que gostam quando eu estou na sala e me perguntam com uma meiguice no olhar, se eu vou ficar ou vai sair, pois temos momentos de planejamento, ficando outra professora na sala. Apesar de eu ficar satisfeita, procuro fazer com que sintam confiança e estabeleçam amizades com outros professores.
Na sala de aula, acontecem as relações entre professores e os alunos, e dos alunos entre si. É o prazer da convivência que vai motivar os alunos a retornarem à escola. É importante o ambiente da sala de aula: que seja limpo, que seja bem decorado, que seja bem claro, que seja atraente. Cada vez que vou doar um jogo ou brinquedo, e exponho na sala algo novo, compartilho com eles, antes de doar ou colocar. Doou bolsas velhas, um dia apareci com um celular novo, as crianças me perguntaram quando eu iria trazer o velho, para brincarem, ao que respondi que não tinha mais o celular, prontamente me indagaram: Professora! Tu vendeste?
sala de aula é o local ideal o exercício da cidadania, participação, da vivência e da convivência. Sei que é preciso parar de culpar gestores, ou reclamar da falta de recursos pedagógicos, escassez de planejamento, falta de participação dos pais, percebendo que o mais importante é que os alunos se desenvolvam e aprendam de forma eficaz e prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário