terça-feira, 23 de abril de 2019

Construindo e reconstruído a educação


A postagem analisada intitulada Valorização da Educação Infantil, fala das mudanças ocorridas na educação infantil há algum tempo era sinônimo de assistencialismo, com pessoas que podiam cuidar das crianças, sem alguma especificação da área da educação. Dando ênfase sobre a educação infantil do município de Canoas, sua história com persistência de profissionais que lutam até hoje, para que a educação infantil seja valorizada e reconhecida.
No relato escrito da postagem analisada é possível perceber uma tentativa de comparar tais mudanças, conciliando ou divorciando a história da educação infantil de mudanças quanto às concepções teóricas de criança, escola, leis conceituando a aprendizagem de crianças de zero a seis anos de idade com a realidade existente internamente em nossa escola. Se tais mudanças políticas e formalizadas se estendem para o contexto das escolas. Destacando a atuação de profissional da educação infantil de Canoas e a comunidade em qual esta inserida a escola.
Ainda percebem-se fatores como tratamento diferenciado entre escolas de educação infantil e escolas de ensino fundamental, ainda que haja mesmas exigências de formação para os profissionais atuantes nas duas modalidades de ensino se perpetuam privilégios para profissionais atuantes de escolas de ensino fundamental havendo para estes férias prolongadas e planejamento em casa, além das instituições de ensino, com pessoas específicas para a função de secretário de escola, recentemente foi necessário cada professor preencher formulários que continham assuntos administrativos.
            Vou pontuar outro fator, não relatado na postagem analisada, mas que vem ao encontro desta falta de valorização da Educação Infantil, nosso chefe administrativo, que exerce a função relacionada à direção da escola, também não é ainda eleito pela comunidade, e sim por indicação geralmente política, novamente de forma diferenciada das escolas de Ensino fundamental, onde a diretora é eleita pela comunidade. E nesta semana houve um desentendimento entre diretora da nossa escola e a secretária de Educação, resultando em um afastamento da gestora da nossa escola.
Houve manifestos de todos os tipos realizados pela comunidade e dos profissionais da escola solicitando que ela ficasse no cargo de diretora da escola, sendo colocados todos os atos satisfatórios da gestão, que não foram suficientes para que de fato vivêssemos uma democracia, que é pronunciada de forma tão gritante em cenários como cursos e formações promovidos pela secretaria municipal de Canoas.
Também na postagem analisada ainda ressalto os profissionais da educação privada que não possuem estabilidade, funcionários públicos que não estão recebendo seus salários.
 Haverá uma manifesto contra a reforma da previdência na quarta- feira, dia 22 de abril de 2019 unificando as duas modalidades de ensino. Realmente é preciso lutar pela valorização da educação que permanece em uma situação caótica.


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