A postagem
analisada intitulada Valorização
da Educação Infantil, fala das mudanças ocorridas na
educação infantil há algum tempo era sinônimo de assistencialismo, com pessoas
que podiam cuidar das crianças, sem alguma especificação da área da educação.
Dando ênfase sobre a educação infantil do município de Canoas, sua história com
persistência de profissionais que lutam até hoje, para que a educação infantil
seja valorizada e reconhecida.
No relato escrito da postagem
analisada é possível perceber uma tentativa de comparar tais mudanças,
conciliando ou divorciando a história da educação infantil de mudanças quanto
às concepções teóricas de criança, escola, leis conceituando a aprendizagem de
crianças de zero a seis anos de idade com a realidade existente internamente em
nossa escola. Se tais mudanças políticas e formalizadas se estendem para o
contexto das escolas. Destacando a atuação de profissional da educação infantil
de Canoas e a comunidade em qual esta inserida a escola.
Ainda percebem-se fatores como
tratamento diferenciado entre escolas de educação infantil e escolas de ensino
fundamental, ainda que haja mesmas exigências de formação para os profissionais
atuantes nas duas modalidades de ensino se perpetuam privilégios para
profissionais atuantes de escolas de ensino fundamental havendo para estes
férias prolongadas e planejamento em casa, além das instituições de ensino, com
pessoas específicas para a função de secretário de escola, recentemente foi
necessário cada professor preencher formulários que continham assuntos
administrativos.
Vou
pontuar outro fator, não relatado na postagem analisada, mas que vem ao
encontro desta falta de valorização da Educação Infantil, nosso chefe
administrativo, que exerce a função relacionada à direção da escola, também não
é ainda eleito pela comunidade, e sim por indicação geralmente política,
novamente de forma diferenciada das escolas de Ensino fundamental, onde a
diretora é eleita pela comunidade. E nesta semana houve um desentendimento
entre diretora da nossa escola e a secretária de Educação, resultando em um
afastamento da gestora da nossa escola.
Houve manifestos de todos os tipos
realizados pela comunidade e dos profissionais da escola solicitando que ela
ficasse no cargo de diretora da escola, sendo colocados todos os atos
satisfatórios da gestão, que não foram suficientes para que de fato vivêssemos
uma democracia, que é pronunciada de forma tão gritante em cenários como cursos
e formações promovidos pela secretaria municipal de Canoas.
Também na postagem analisada ainda
ressalto os profissionais da educação privada que não possuem estabilidade,
funcionários públicos que não estão recebendo seus salários.
Haverá uma manifesto contra a reforma da
previdência na quarta- feira, dia 22 de abril de 2019 unificando as duas
modalidades de ensino. Realmente é preciso lutar pela valorização da educação
que permanece em uma situação caótica.
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