Na postagem analisada com o título “Expectativa do workshop VI” relato estar cursando o
semestre VI, antes da realização da apresentação oral do workshop, que é a
etapa de fechamento do semestre do curso de pedagogia a distancia da
UFRGS, momento em que relatamos oralmente aprendizagens e experiências significativas
ocorridas nas diversas situações docente e discente em que vivenciamos.
Nesta postagem
analisada ainda exponho a situação do sistema educacional em nosso país na qual
enfatizo a desvalorização profissional e o abandono de instituições públicas
por parte do poder público, isto só destacando a situação educacional, sem se
ater as demais áreas como saúde, segurança, entre outras. Ao observar a da
postagem analisada, escrita a pouco tempo atrás, pude perceber que situação não
modificou e permanece ainda bastante
presente em nosso país.
Lembro-me do
momento em que escrevi tal postagem, apresentava ansiedade por conta da
apresentação oral do workshop, e conflitos quanto à prática e teorias
envolvendo as temáticas de necessidades especiais e a diversidade cultural e
o estimulo de construção de um pensamento crítico e questionador.
Relato acerca da
necessidade especial e diversidade cultural, na postagem analisada, a determinada
situação do aluno sem laudo que apresentava necessidade educativa especial,
demonstrando ações de agressividade e muitas vezes choro ou irritação, que
ingressou na turma a qual lecionava no mesmo ano em que realizei tal postagem,
na qual expresso a contribuição em minhas reflexões compreendendo a importância
da escola adequar-se as necessidades das crianças.
Atualmente fico sabendo
noticias do aluno, que estuda na escola de Ensino fundamental ao lado da escola
de Educação infantil, na qual ainda leciono e onde vivenciamos juntos os
momentos de conflitos e reflexão docente e escuto que ainda continua exercendo
ações de agressividade ou ainda desinteresse pela escola, e que a família do
menino continua sem participar ativamente na vida escolar da criança.
Concluindo: É claro
que não é possível auxiliar em todos os aspectos, mas percebe-se uma real distância
da teoria e prática, além de existir muitos fatores que determinam tanto o
fracasso quanto o sucesso da escola. E a postagem analisada não possui
coerência nenhuma com o título, além de não apresentar conexão de ideias e
conceitos sobre deficiência e diversidade cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário