sábado, 6 de abril de 2019

Expectativa Frustada?


Na postagem analisada com o título Expectativa do workshop VI  relato estar cursando o semestre VI, antes da realização da apresentação oral do workshop,  que é a  etapa de fechamento do semestre do curso de pedagogia a distancia da UFRGS, momento em que relatamos oralmente aprendizagens e experiências significativas ocorridas nas diversas situações docente e discente em que vivenciamos.
Nesta postagem analisada ainda exponho a situação do sistema educacional em nosso país na qual enfatizo a desvalorização profissional e o abandono de instituições públicas por parte do poder público, isto só destacando a situação educacional, sem se ater as demais áreas como saúde, segurança, entre outras. Ao observar a da postagem analisada, escrita a pouco tempo atrás, pude perceber que situação não modificou e permanece ainda  bastante presente em nosso país.
Lembro-me do momento em que escrevi tal postagem, apresentava ansiedade por conta da apresentação oral do workshop, e conflitos quanto à prática e teorias envolvendo as temáticas de necessidades especiais e a diversidade cultural e o estimulo de construção de um pensamento crítico e questionador.
Relato acerca da necessidade especial e diversidade cultural, na postagem analisada, a determinada situação do aluno sem laudo que apresentava necessidade educativa especial, demonstrando ações de agressividade e muitas vezes choro ou irritação, que ingressou na turma a qual lecionava no mesmo ano em que realizei tal postagem, na qual expresso a contribuição em minhas reflexões compreendendo a importância da escola adequar-se as necessidades das crianças.
Atualmente fico sabendo noticias do aluno, que estuda na escola de Ensino fundamental ao lado da escola de Educação infantil, na qual ainda leciono e onde vivenciamos juntos os momentos de conflitos e reflexão docente e escuto que ainda continua exercendo ações de agressividade ou ainda desinteresse pela escola, e que a família do menino continua sem participar ativamente na vida escolar da criança.
Concluindo: É claro que não é possível auxiliar em todos os aspectos, mas percebe-se uma real distância da teoria e prática, além de existir muitos fatores que determinam tanto o fracasso quanto o sucesso da escola. E a postagem analisada não possui coerência nenhuma com o título, além de não apresentar conexão de ideias e conceitos sobre deficiência e diversidade cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário