sábado, 20 de abril de 2019

Desmistificando estereótipos


   A postagem intitulada Crocodilos e Aves referem-se ao texto que relata sobre a comparação ilustrativa de crocodilos e avestruzes com a questão das diferenças físicas e preconceitos existentes em nossa realidade, bem como sua superação, concebendo o diferente sem acepções, ao invés estarmos formalizando um tipo ideal de pessoas.
    As lustrações com termos bem inusitados são utilizadas expressando as diversas situações onde a deficiência tem sido concebida como ineficiência, homogeneidade e até mesmo culpabilidade.
Percebe-se hoje, bem presente em nossa realidade a concretização e personificação do preconceito, referindo-se a deficiência, pois temos encontrados formas de definir as diversidades, em forma de estereótipos, sem respeitar o direito de individualidade, e muitas das vezes, com uma intencionalidade aparentemente ingênua da parte das pessoas que utilizam estes estereótipos justificando com caracterizações de exaltação de aspectos positivos de pessoas com deficiência, ou seja, uma maneira de compensar a existência da deficiência.
A necessidade de preparação e formação docente para lidar com as situações atuais que há em nossas salas de aula, de forma a promover a inclusão de fato em nosso convívio escolar, sem atualização de regras e estereótipo, compreendendo que somos diferentes, com características pessoais a serem respeitadas, valorizadas e exercidas com cidadania.
Ainda com ilustrações o texto refere-se as nossas atitudes “Podemos decidir por enfiar a cabeça na areia” tomando atitudes passivas, como justificar ou sendo indiferente a questão da deficiência, da diversidade, ou decidir mudar, pois, água mole em pedra dura tanto bate até que fura, insistindo em desenvolver um pensamento crítico e valorizando as diversas culturas em nossa sala de aula.
“A decorrente discriminação vivida pelos significados diferentes impede não ser ter seus direitos, mas de vivenciar plenamente a sua infância.” (AMARAL, 1998)

AMARAL, L, A. Sobre Crocodilos e Avestruzes: Falando de diferenças físicas, preconceitos e sua separação. Diferenças e preconceito na escola: Alternativas teóricas e práticas? Coordenação de Júlio Groppa Aquino- São Paulo: Summus1998. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2185261/mod_resource/content/1/4.%20Sobre%20crocodilos%20e%20avestruzes.pdf. Acessado em Abril de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário