A postagem intitulada Crocodilos e Aves referem-se ao texto
que relata sobre a comparação ilustrativa de crocodilos e avestruzes com a questão das diferenças físicas e preconceitos
existentes em nossa realidade, bem como sua superação, concebendo o diferente
sem acepções, ao invés estarmos formalizando um tipo ideal de pessoas.
As
lustrações com termos bem inusitados são utilizadas expressando as
diversas situações onde a deficiência tem sido concebida como ineficiência,
homogeneidade e até mesmo culpabilidade.
Percebe-se hoje, bem presente em
nossa realidade a concretização e personificação do preconceito, referindo-se a
deficiência, pois temos encontrados formas de definir as diversidades, em forma
de estereótipos, sem respeitar o direito de individualidade, e muitas das
vezes, com uma intencionalidade aparentemente ingênua da parte das pessoas que
utilizam estes estereótipos justificando com caracterizações de exaltação de
aspectos positivos de pessoas com deficiência, ou seja, uma maneira de
compensar a existência da deficiência.
A necessidade de preparação e
formação docente para lidar com as situações atuais que há em nossas salas de aula,
de forma a promover a inclusão de fato em nosso convívio escolar, sem
atualização de regras e estereótipo, compreendendo que somos diferentes, com
características pessoais a serem respeitadas, valorizadas e exercidas com
cidadania.
Ainda com ilustrações o texto
refere-se as nossas atitudes “Podemos decidir por enfiar a cabeça na areia”
tomando atitudes passivas, como justificar ou sendo indiferente a questão da
deficiência, da diversidade, ou decidir mudar, pois, água mole em pedra dura
tanto bate até que fura, insistindo em desenvolver um pensamento crítico e
valorizando as diversas culturas em nossa sala de aula.
“A decorrente discriminação vivida
pelos significados diferentes impede não ser ter seus direitos, mas de
vivenciar plenamente a sua infância.” (AMARAL, 1998)
AMARAL, L, A. Sobre Crocodilos e
Avestruzes: Falando de diferenças
físicas, preconceitos e sua separação. Diferenças e preconceito na escola:
Alternativas teóricas e práticas? Coordenação de Júlio Groppa Aquino- São
Paulo: Summus1998. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2185261/mod_resource/content/1/4.%20Sobre%20crocodilos%20e%20avestruzes.pdf.
Acessado
em Abril de 2019.
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