sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Epistemologia genética

    Piaget desenvolveu uma teoria chamada de Epistemologia Genética que estuda o conhecimento a partir da sua gênese, de seu início, processo de desenvolvimento do conhecimento do ser humano desde o seu nascimento até a vida adulta, passando por várias etapas, até o conhecimento se tornar um patrimônio da pessoa, algo construído e adquirido.  O desenvolvimento é diferente de aprendizagem sendo um processo espontâneo, enquanto a aprendizagem é provocada por situações. O desenvolvimento geral é uma soma de unidades de experiências
    Tradicionalmente o conhecimento se da pela representação da realidade, na linguagem e cópia, quando se transmite e se reproduz algo. Considera que tanto o construtivismo e não construtivismo são duas formas de produção de conhecimentos e é preciso identifica-las e o quando devem ser utilizadas. 
     Verbos utilizados por Piaget e freire como interagir, experimentar, descobrir, perguntar, refletir entre outros. Reflete-se a escola como um espaço de laboratório ao invés de imposição de limites às pessoas, deve-se ultrapassar havendo diálogos transformadores e no auditório pensa-se que está tudo resolvido e programado.
    Presenciamos as teorias empirista(educação autoritária), apriorista(educação espontaneísta) e Construtivista (pedagogia da relação) presentes em nossa aula, mas  penso que é importante ter transformações em nossa prática docente, pois tudo o que estudamos aponta para escola que estabeleça relações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário