Piaget desenvolveu uma teoria
chamada de Epistemologia Genética que estuda o conhecimento a partir da sua
gênese, de seu início, processo de desenvolvimento do conhecimento do ser
humano desde o seu nascimento até a vida adulta, passando por várias etapas,
até o conhecimento se tornar um patrimônio da pessoa, algo construído e adquirido. O desenvolvimento
é diferente de aprendizagem sendo um processo espontâneo, enquanto a
aprendizagem é provocada por situações. O desenvolvimento geral é uma soma de
unidades de experiências
Tradicionalmente o conhecimento se da pela representação
da realidade, na linguagem e cópia, quando se transmite e se reproduz algo. Considera
que tanto o construtivismo e não construtivismo são duas formas de produção de
conhecimentos e é preciso identifica-las e o quando devem ser utilizadas.
Verbos utilizados por Piaget e freire como
interagir, experimentar, descobrir, perguntar, refletir entre outros.
Reflete-se a escola como um espaço de laboratório ao invés de imposição de
limites às pessoas, deve-se ultrapassar havendo diálogos transformadores e no
auditório pensa-se que está tudo resolvido e programado.
Presenciamos as teorias
empirista(educação autoritária), apriorista(educação espontaneísta) e Construtivista
(pedagogia da relação) presentes em nossa aula, mas penso que é importante ter transformações em
nossa prática docente, pois tudo o que estudamos aponta para escola que
estabeleça relações.
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