Com a Nota Técnica 04/2014 do
MEC/SECADI/DPEE acredita-se em possibilidades com a determinação da não
obrigatoriedade do procedimento burocrático, permitindo o acesso da criança com
dificuldades na escola regular, onde a burocratização deixa de ter papel central no processo de escolarização de crianças e
adolescentes, compreendendo a cidadania destas crianças, jovens e adultos.
Trazendo diálogos entre
medicina e educação médicos possam dialogar com os educadores planejando
estratégias e desconstruindo obstáculos
à inclusão de todos. Pensando nessas crianças de forma singular oportunizando seu
processo de aprendizagem e inclusão.
Os benefícios para
crianças que possuem em deficiência e para as que não possuem são de grande importância para o desenvolvimento e aprendizagem, como: momentos de
experiência direta com a variedade das capacidades humanas, responsabilidade e aprendizagem
eficaz através do trabalho em grupo, com deficientes ou não, preparação para a
vida adulta em uma sociedade diversificada, não homogênea entendendo que são
diferentes, mas não são inferiores ou superiores.
Penso que a escola deve buscar
contribuir para a transformação da realidade desconstruindo e trabalhando
situações de preconceitos, discriminação
consciente ou não, onde se desenvolva o pensamento critico oportunizando o
diálogo e vivências e participação e de
aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais, não apenas
integrando, mas de fato incluindo.
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2166307/mod_resource/content/1/Nota%20T%C3%A9cnica%20n%C2%BA%20042014.pdf
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