sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Nota Técnica 04/2014 do MEC/SECADI/DPEE,


    Com a Nota Técnica 04/2014 do MEC/SECADI/DPEE acredita-se em possibilidades com a determinação da não obrigatoriedade do procedimento burocrático, permitindo o acesso da criança com dificuldades na escola regular, onde a burocratização deixa de ter papel central no processo de escolarização de crianças e adolescentes, compreendendo a cidadania destas crianças, jovens e adultos.  
    Trazendo diálogos entre medicina e educação médicos possam dialogar com os educadores planejando estratégias e  desconstruindo obstáculos à inclusão de todos. Pensando nessas crianças de forma singular oportunizando seu processo de aprendizagem e inclusão.
    Os benefícios para crianças que possuem em deficiência e para as que não possuem são de grande importância para  o desenvolvimento e aprendizagem, como: momentos de experiência direta com a variedade das capacidades humanas, responsabilidade e aprendizagem eficaz através do trabalho em grupo, com deficientes ou não, preparação para a vida adulta em uma sociedade diversificada, não homogênea entendendo que são diferentes, mas não são inferiores ou superiores.
    Penso que a escola deve buscar contribuir para a transformação da realidade desconstruindo e trabalhando situações de  preconceitos, discriminação consciente ou não, onde se desenvolva o pensamento critico oportunizando o diálogo e vivências  e participação e de aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais, não apenas integrando, mas de fato incluindo.


 https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2166307/mod_resource/content/1/Nota%20T%C3%A9cnica%20n%C2%BA%20042014.pdf

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