domingo, 25 de dezembro de 2016

Explorando caixas temáticas

Caixas temáticas  

Minha meta como educadora este ano foi a criação de caixas temáticas, denominadas: caixa da música, caixa de Instrumentos, caixa de Letras, Caixa de Números, Caixa de contagem, caixa de sensações, caixa de Fantasias, entre outras. Mas realato apenas o desenvolvimento dos alunos quanto a contagem e números, que se aplica a Disciplina de Representação do Mundo pela Matemática onde forma vistos os conceitos matemáticos estudados na disciplina, foi possível evidenciar o avanço dos alnos quanto a classificação, seriação ,comparação, entre outros. Não confeccionei caixa temática das formas, mas confeccionei um joguinho, que pude ver o interesse deles e reconhecimento da formas básicas Geométricas, ainda que não possuam uma compreensão mais ampla quanto este assunto, tendo sido respeitado suas formas individuais de aprendizagens.
 Foram propostas atividades lúdicas, e os alunos realizaram manuseios de materiais, contagens, e percebi claramnete o que foi estudado na disciplina, a matemática como desafio, jogo, diversão, que os números possuem siginificado especial para cada um de nós, escutei alunos ao manusearema a caixa temática Números, dizer esta é a minha idade, apontando para o número 6, ou quando um encontrava o número três, outro disse este é o número de irmão que eu tenho,ou ainda identificam o número no mural, identificandoo-os com algo importante da sua vida, como datas de aniversário.

Mas o interessante foi ter desenvolvido o trabalho com caixas temáticas, onde observei o interesse e desenvolvimento dos alunos, principalmente oportunizando o manuseio em momentos diversificados, como certa quantidade ou totalmente o uso  livre, ou em grupos ou de forma individual.Eles perceberam de forma lúdica, por exemplo,  construir uma casa com palitos,exige planejamento, havendo disputas qual a casa seria a maior,os alunos começaram a pegar mais palitos na caixa, percebi noções de comparação, medição e quantificação, e houve ainda que enfeitou a sua casa de flores, outra material de contagem, vemos também a classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário