Caixas temáticas
Minha
meta como educadora este ano foi a criação de caixas temáticas, denominadas:
caixa da música, caixa de Instrumentos, caixa de Letras, Caixa de Números,
Caixa de contagem, caixa de sensações, caixa de Fantasias, entre outras. Mas
realato apenas o desenvolvimento dos alunos quanto a contagem e números, que se
aplica a Disciplina de Representação do Mundo pela Matemática onde forma vistos
os conceitos matemáticos estudados na disciplina, foi possível evidenciar o
avanço dos alnos quanto a classificação, seriação ,comparação, entre outros.
Não confeccionei caixa temática das formas, mas confeccionei um joguinho, que
pude ver o interesse deles e reconhecimento da formas básicas Geométricas,
ainda que não possuam uma compreensão mais ampla quanto este assunto, tendo
sido respeitado suas formas individuais de aprendizagens.
Foram propostas atividades lúdicas, e os
alunos realizaram manuseios de materiais, contagens, e percebi claramnete o que
foi estudado na disciplina, a matemática como desafio, jogo, diversão, que os
números possuem siginificado especial para cada um de nós, escutei alunos ao
manusearema a caixa temática Números, dizer esta é a minha idade, apontando
para o número 6, ou quando um encontrava o número três, outro disse este é o
número de irmão que eu tenho,ou ainda identificam o número no mural,
identificandoo-os com algo importante da sua vida, como datas de aniversário.
Mas
o interessante foi ter desenvolvido o trabalho com caixas temáticas, onde
observei o interesse e desenvolvimento dos alunos, principalmente oportunizando
o manuseio em momentos diversificados, como certa quantidade ou totalmente o
uso livre, ou em grupos ou de forma
individual.Eles perceberam de forma lúdica, por exemplo, construir uma casa com palitos,exige
planejamento, havendo disputas qual a casa seria a maior,os alunos começaram a
pegar mais palitos na caixa, percebi noções de comparação, medição e
quantificação, e houve ainda que enfeitou a sua casa de flores, outra material
de contagem, vemos também a classificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário