Perguntas explorando a curiosidade

Mas
percebo a importância dos questionamentos, a vontade de querer saber, da
criação de hipóteses, então a imaginação começa a fluir e surgir novas
reflexões sobre assuntos que norteiam a dúvida original.
Meus
alunos de entre cinco e seis anos que são muito ativos e inteligentes vivem
perguntando para mim e outras professoras Porquê disso e porquê daquilo, então
neste semestre tenho devolvido a pergunta, permitindo assim, uma reflexão
profunda sobre o assunto.
Estas
perguntas surgem em diversos momentos, na hora do pátio, na rodinha, nas
refeições,entre outras situações, Wesley ao vir do pátio, enquanto lavava se
rosto, questionou-me: Porque o sapo lá no buraco do pátio da escola não tem
casinha, devolvi: Porque tu acha isto? Ele disse; Não é prof, eu perguntei
porque o sapo não tem casinha,insistindo, e ele relutou dizendo que eu tinha
sugerido que o sapo tinha casinha quando perguntei: Porque tu acha isto, então
quando compreendeu que apenas devolvi a pergunta, ele começou a pensar e disse
que era porque ele tinha chulé e não gostava de tomar banho, e após isto disse
que o dindo não tomava banho, então perguntei se o dindo dele mora na rua, ele
riu e disse: Ele é gente prof, tu não sabia? E eu respodi: Não. Ele ficou
orgulhoso e contou para seus colegas que havia me ensinando que seu dindo mora
na casinha e o sapo não.
Observo
que Wesley é bastante criativo iventando rspostas absurdas, Thaissa não rsponde
com receio de dar a resposta errada, mas insiste em querer saber a resposta,
muitos procuram respostas em casa, falando para os pais sobre o assunto em
questão, percebo que tudo isto oportuniza a todos a se expressarem sobre
questões aparentemente tão simples, mas ao mesmo tempo encantadora que é a vida
e os meios de existência e conservação dela.
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