O texto
da postagem analisada Escola, gaiola ou asa? é
maravilhoso, trazendo uma ideia das consequências do sistema de educação mal
estruturado, sem foco e objetivo.
“Escolas
que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode
levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de
ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não
amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para
dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer,
porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode
ser encorajado.”
Na postagem analisada relato a importância da postura do professor
frente as possibilidades e dificuldades dos alunos, além de relatar uma
experiência enquanto aluna, enquanto estudava na terceira série no primeiro
grau, hoje conhecida como a series iniciais do Ensino fundamental, ao ler o
texto, senti-me livre, muitos “monstros” foram destruídos dentro de mim, pelo
menos naquele momento.
O texto
citado remete a muitas reflexões quanto a educação como a formação e cidadania
de pessoas passivas e fáceis de manipular ao invés de seres autônomos livres.
As escolas devem desempenhar o papel de asas, para que assim seus alunos
cresçam profissional e pessoalmente. Deve abrir caminhos para que os nossos
alunos aprendam e possam voar em busca dos seus objetivos.
Paulo Freire crítica a educação tradicional bancaria
onde se deposita conteúdos sem significado para ao aluno ao invés de propiciar
uma educação crítico-transformadora, que valorize o aluno como sujeito do
processo de ensino.
Rubens
Alves nos leva a refletir nossas práticas pedagógicas; o contexto escolar em
que vivemos e o papel da escola que é assegurar que a massificação não ocorra
para que a liberdade de pensamentos se estabeleça. Freire ressalta a
importância de uma formação permanente, todo seres são inacabados em constante
processo de busca e construção.
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