quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Escolas engaioladas ou livres


O texto da postagem analisada Escola, gaiola ou asa? é maravilhoso, trazendo uma ideia das consequências do sistema de educação mal estruturado, sem foco e objetivo. 
“Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”
Na postagem analisada relato a importância da postura do professor frente as possibilidades e dificuldades dos alunos, além de relatar uma experiência enquanto aluna, enquanto estudava na terceira série no primeiro grau, hoje conhecida como a series iniciais do Ensino fundamental, ao ler o texto, senti-me livre, muitos “monstros” foram destruídos dentro de mim, pelo menos naquele momento.
 O texto citado remete a muitas reflexões quanto a educação como a formação e cidadania de pessoas passivas e fáceis de manipular ao invés de seres autônomos livres. As escolas devem desempenhar o papel de asas, para que assim seus alunos cresçam profissional e pessoalmente. Deve abrir caminhos para que os nossos alunos aprendam e possam voar em busca dos seus objetivos.
Paulo Freire crítica a educação tradicional bancaria onde se deposita conteúdos sem significado para ao aluno ao invés de propiciar uma educação crítico-transformadora, que valorize o aluno como sujeito do processo de ensino.
Rubens Alves nos leva a refletir nossas práticas pedagógicas; o contexto escolar em que vivemos e o papel da escola que é assegurar que a massificação não ocorra para que a liberdade de pensamentos se estabeleça. Freire ressalta a importância de uma formação permanente, todo seres são inacabados em constante processo de busca e construção.

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