Destaco na postagem analisada Sìntese Reflexiva- fundamentos da alfabetizção
uma reflexão acerca da disciplina fundamentos da
Alfabetização iniciando com o relato da a proposta da leitura e reflexão de um artigo
do jornal árabe, percebeu-se imediatamente a intencionalidade pedagógica da professora
sobre o significado do código da escrita
para a criança.
Citei dificuldade com a tecnologia, o filme "Os sinos de Anya"
e também relatei experiências do estágio do curso de magistério, onde alunos
apresentavam situações de dificuldade de aprendizagens, tendo notarias
desvantagens em uma avaliação classificatória, presente ainda em nossos dias.
Repensando a postagem, ela não abrange a disciplina de fundamentos da
Alfabetização e de forma alguma é uma síntese reflexiva da disciplina, sendo
apenas um relato a cerca de situações vivenciadas que coincidiam com assuntos
abordados na dinâmica da aula presencial e da história de superação de uma
criança com dificuldades de aprendizagem que pode sim inspirar professores a
renovar a sua prática docente ao perceber a diversidade que há em seu contexto escolar.
Mas lembro-me também claramente do momento que foi escrita a postagem
analisada, estava aflita com a nova realidade do curso de pedagogia a
distância, começamos a estudar em setembro, e em janeiro haveria nosso primeiro
Workshop de avaliação Integrada. O acesso e as tarefas em novos ambientes
virtuais como o próprio Moodle, Blog e Retato da Escola, realmente nos
desafiaram em muitos aspectos como a organização do tempo, prática de leitura e
escrita, envio de tarefas e principalmente inserção da tecnologia em nossas
experiências enquanto prática docente e discente.
Mas longe de se fazer a síntese da Disciplina de Fundamentos da
Educação, precisaria de certo tempo para isto e percebo que não daria conta,
devido as demandas do Pead, da escola que leciono, estando próximo a formatura
das crianças, , mas concebida hoje como
o evento de despedida da educação infantil para a para o ensino
fundamental, além de outros afazeres.
Foram tantos momentos quanto as entrevistas de
Emílio Ferreiro sobre a produção da leitura e escrita, reportagens de “O
desafio da prática pedagógica” (Débora Vaz e Rosaura Soligo) e A revolução de
Emília Ferreiro (por Telma Weisz), O
famoso "As hipóteses do Aprendiz", e pela primeira vez ouvi e li
sobre método Clinico, além de trocas de ideias e exposições de trabalho nos
fóruns propostos
Destaco na Disciplina de fundamentos da Educação a ênfase da postura
necessária do professor e escola quanto ao progresso da linguagem expondo a
leitura e a escrita como atividade humana complexa e social e mediadora e não
algo formal e mecânico, sem participação coletiva, formando
cidadãos sujeitos que participam do todo social, as atividades de leitura e a
escrita são consequências necessárias e imprescindíveis do trabalho de ampliação
dos conhecimentos sobre o mundo que é rodeado de imagens, símbolos e códigos.
De forma que a
linguagem por parte da criança e do jovem deve ser entendida como uma
construção ativa e progressiva de hipóteses, situada no contexto social e
cultural onde acontece e compreende-se os erros como parte do processo aprendizagem
das crianças, informando o modo próprio de as crianças pensarem naquele
momento.
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