quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Refletindo sobre o processo de escrita e leitura


Destaco na postagem analisada Sìntese Reflexiva- fundamentos da alfabetizção uma reflexão acerca da disciplina fundamentos da Alfabetização iniciando com o relato da a proposta da  leitura e reflexão de um artigo do jornal árabe, percebeu-se imediatamente a intencionalidade pedagógica da professora  sobre o significado do código da escrita para a criança.
Citei dificuldade com a tecnologia, o filme "Os sinos de Anya" e também relatei experiências do estágio do curso de magistério, onde alunos apresentavam situações de dificuldade de aprendizagens, tendo notarias desvantagens em uma avaliação classificatória, presente ainda em nossos dias.
Repensando a postagem, ela não abrange a disciplina de fundamentos da Alfabetização e de forma alguma é uma síntese reflexiva da disciplina, sendo apenas um relato a cerca de situações vivenciadas que coincidiam com assuntos abordados na dinâmica da aula presencial e da história de superação de uma criança com dificuldades de aprendizagem que pode sim inspirar professores a renovar a sua prática docente ao perceber a diversidade  que há em seu contexto escolar.
Mas lembro-me também claramente do momento que foi escrita a postagem analisada, estava aflita com a nova realidade do curso de pedagogia a distância, começamos a estudar em setembro, e em janeiro haveria nosso primeiro Workshop de avaliação Integrada. O acesso e as tarefas em novos ambientes virtuais como o próprio Moodle, Blog e Retato da Escola, realmente nos desafiaram em muitos aspectos como a organização do tempo, prática de leitura e escrita, envio de tarefas e principalmente inserção da tecnologia em nossas experiências enquanto prática docente e discente.
Mas longe de se fazer a síntese da Disciplina de Fundamentos da Educação, precisaria de certo tempo para isto e percebo que não daria conta, devido as demandas do Pead, da escola que leciono, estando próximo a formatura das crianças, , mas concebida hoje como  o evento de  despedida  da educação infantil para a para o ensino fundamental, além de outros afazeres.
Foram tantos momentos quanto as entrevistas de Emílio Ferreiro sobre a produção da leitura e escrita, reportagens de “O desafio da prática pedagógica” (Débora Vaz e Rosaura Soligo) e A revolução de Emília Ferreiro (por Telma Weisz),  O famoso "As hipóteses do Aprendiz", e pela primeira vez ouvi e li sobre método Clinico, além de trocas de ideias e exposições de trabalho nos fóruns propostos
Destaco na Disciplina de fundamentos da Educação a ênfase da postura necessária do professor e escola quanto ao progresso da linguagem expondo a leitura e a escrita como atividade humana complexa e social e mediadora e não algo formal e mecânico, sem participação coletiva, formando cidadãos sujeitos que participam do todo social, as atividades de leitura e a escrita são consequências necessárias e imprescindíveis do trabalho de ampliação dos conhecimentos sobre o mundo que é rodeado de imagens, símbolos e códigos.
De forma que a linguagem por parte da criança e do jovem deve ser entendida como uma construção ativa e progressiva de hipóteses, situada no contexto social e cultural onde acontece e compreende-se os erros como parte do processo aprendizagem das crianças, informando o modo próprio de as crianças pensarem naquele momento.


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