A postagem analisada O brincar na educação infantil faz
breves relatos sobre a brincadeira na educação infantil baseando-se nas disciplinas
marcadas destacando a felicidade na escola, onde a brincadeira assume um papel
destaque. E nesta postagem reflito e escrevo a importância da brincadeira ao
pesquisar os materiais propostos como filmes e textos referentes ao assunto
“Brincar” e “Felicidade na escola” nos diversos momentos do contexto escolar em
que vivencio na escola de educação infantil, atualmente por coincidência,
leciono com alguns alunos da mesma turma do ano que realizei a postagem
analisada, ou seja, em 2015, lecionava com a turma de maternal I, crianças de
dois a três anos de idade e atualmente leciono com a turma de jardim II,
crianças de cinco a seis anos de idade, sendo possível observar o
desenvolvimento das crianças nos diversos aspectos e perceber felizmente mudanças
positivas, por exemplo, crianças que não brincavam com a terra, apresentando irritação
e hoje, divertem-se neste momento tão preciosos da brincadeira.
Também enfatizo na primeira postagem o fato da felicidade na escola não
se limita somente á brincadeira, mas em momentos significativos de aprendizagem,
realmente desconsidero esta afirmação, por ser desnecessária, compreendendo que
é obvio que a criança tem momentos de prazer em outras ocasiões como atividades
motoras amplas e finas, diversidade de produções, momentos de rotina, sem estar
brincando, mas também compreendo hoje, que a brincadeira é algo peculiar na
infância, estando presente na criança.
Também destaco a postagem realizada no semestre anterior sobre a
Pedagogia do Brincar – Resenha Reflexiva da palestra de Tânia Fortuna
“““ “““ Por uma pedagogia do brincar- Resenha
Reflexiva da Palestra da Tânia Fortuna” intitulei assim a postagem, mas
atualmente intitularia “Infância é momento de brincar” alterando o título “Sala
de Aula é lugar de brincar.” De forma a abranger as múltiplas infâncias e suas
diversidades atuais.
Considerei importante destacar a postagem
referida no parágrafo acima, mesmo não tendo sido esta a proposta para a
publicação do blog, neste semestre, sendo solicitadas, apenas as postagens dos
quatro primeiros semestres, e a referida postagem foi publicada no semestre
anterior, mas não poderia deixar para outro momento as reflexões e complexidade
acerca do Brincar da criança estando na escola ou em qualquer outro espaço, mas
enfatiza-se nesta palestra de Tânia Fortuna, a brincadeira na escola, pois traz
reflexão da realidade de nosso contexto escolar.
A professora
Tânia fala das suas experiências e vivencias, como expectativas quanto ao sua
prática docente, sua opção de trabalhar na educação infantil, onde se sentia mais
segura e tranquila, e trabalhando posteriormente com as dificuldades de
aprendizagem, onde iniciou seus questionamentos quanto à brincadeira na escola,
refletindo-se em diversos aspectos como papel do professor, sua postura diante
do espaço das crianças brincarem, a questão do jogo que cumpre seus fins por si
mesmo, os inúmeros benefícios da brincadeira e os motivos pelos quais não se
brinca na escola.
Minha perspectiva acerca do Brincar não modificou a
postagem analisada, mas com certeza ampliou-se devido a cada momento vivenciado
nos diversos espaços como visita a biblioteca da UFRGS aonde vimos e manuseamos
diversos brinquedos, jogos, fantasias e objetos, ou seja, tudo pode virar
brinquedo, sendo isto também percebido constantemente no dia a dia com as
crianças. Também na disciplina de Ludicidade e Educação, e nas tarefas das
outras diversas disciplinas do curso, nos auxiliam com certeza em obter
reflexões criticas na nossa prática e ao observar as práticas de colegas,
também em inquietações de familiares acerca da aprendizagem das crianças. Mas
baseando-se nossas construções enquanto docente na criança de forma singular,
não abstrata e na sua realidade.
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